domingo, dezembro 14

Avaliação individual do ciclista.

A avaliação das capacidades físicas de um ciclista é essencial, diria obrigatória para o atleta ter elementos concretos e treinar com qualidade. Agora estamos no período preparatório da temporada de um ciclista, mais do que nunca o atleta tem de saber e conhecer a sua capacidade aeróbica, potencia anaeróbica láctica, consumo máximo de oxigéneo (VO2 max.) e frequência cardíaca máxima. Juntamente com dados da sua f.c. mínima é possível depois determinar níveis de frequência cardíaca para o atleta através do seu pulsómetro executar treinos individuais ou colectivos com a qualidade desejada para evoluir e avaliar essa mesma evolução durante a época.

Avaliação Capacidade aeróbica e potência anearóbica láctica (Joel Oliveira).Neste contexto no BTT Matosinhos já começamos a por em prática essa avaliação hoje, como podem ver nas fotos, primeiro nos atletas da equipa de XCO a partir dos cadetes e júniores, depois passaremos aos veteranos e a outros sócios que assim o desejarem.
Estes podem ser efectuados através de laboratório ou com outros equipamentos contudo mais caros. Mas os testes de campo também são válidos e neste caso recorre-se a equipamento que temos e como a meteorologia actual não favorece a saída para o campo frio e chuvoso, nada como uns simples rolos de treino e abrigados num local com música ambiente para motivar os atletas até à exaustão... :)

Avaliação Capacidade aeróbica e potência anearóbica láctica (Daniel Lapa).Deixem os vossos comentários para se combinar mais testes durante este mês que por média demoram 45 minutos por cada atleta.
Para o teste é necessário levar, equipamento de ciclista, uma muda de roupa, toalha pequena para limpar o suor, água o pulsómetro individual é facultativo e a bicicleta também, esta última serve para executar um aquecimento prévio e uma recuperação depois do teste num segundo rolo de treinos que nós disponibilizamos. Nota: é necessário também saberem a frequência cardíaca mínima que se apura logo de manhã ao acordar depois de uma noite bem descansada.

Resumindo estas avaliações são importantes para conhecermos os nossos limites e as sensações do nosso corpo, para assim fazermos o nosso desporto com consciência evitando lesões e fadigas que prejudicam a nossa saúde. Teremos assim elementos concretos para poder criar uma boa base de preparação e manutenção física saudável, ao nosso gosto e objectivos pessoais para andar de bicicleta seja em provas ou simples passeios de amigos.
Bom e isto é só a minha opinião... ;)

Um abraço.
Vítor (tools) Santos

8 comentários:

  1. É com grande satisfação que vejo o início de uma nova fase para a equipa 2009.
    Ainda ontem, sábado, se deu por terminada a época 2008, com um almoço e entrega de prémios.
    E já hoje, Domingo, iniciou-se o trabalho com os atletas.
    As condições para a avaliação foram improvisadas, mas penso que resultou.
    Os meus parabéns aos novos projectos relacionados com a equipa.
    Deixo aqui também um voto de confiança nos novos directores, porque sem eles não seria possível iniciar o projecto EQUIPA BTT MATOSINHOS 2009.
    Deixo um repto a todos os sócios e futuros sócios : participem e venham treinar com os atletas dando apoio, ficamos a vossa espera …

    ResponderEliminar
  2. É com grande satisfação e curiosidade que me disponibilizo desde já para esse teste, para ter um início de época bem preparado, para as grandes provas do Nacional de Maratonas que se avizinham. Pois porque parece que vamos ter equipa de Maratonas em 2009 a fazer o Nacional... apareçam ou liguem, para combinar a hora dos testes...(hora da verdade)

    ResponderEliminar
  3. lapa
    meus parabens ao Victor pelo esforço e dedicaçao aos atletas
    moises obrigado pela cedencia das
    instalaçoes

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Acrescentei mais uma nota no post a fazer referência à pulsação mínima que é necessário saber para depois calcular os níveis de treino.
    Quanto a mais testes é questão de combinar contactando-nos. Eu e o Moisés dizemos depois quando se podem fazer mais testes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Fico feliz por ver a equipa a funcionar.
    Também não parei, e brevemente confirmarei o local e hora ( TV e Net) onde será exibida uma entrevista enaltecendo o BTT. Fiquem atentos, são trinta minutos de ciclismo.

    ResponderEliminar
  7. Amanhã Sábado de tarde mais uns testes para três atletas no mesmo local a partir das três horas.

    ResponderEliminar