quarta-feira, junho 6

Portugal BTT 12

Dando continuidade à segunda edição do passeio PortugaBTT, e regressando ao ponto término de 2011 (Almeida), vai o Clube de BTT de Matosinhos realizar para os seus associados mais 3 etapas aproveitando o feriado 7 de Junho, continuando assim rumo ao Sul. Dia 07Jun quinta-feira saída 07:00 da Sr.Hora destino a Almeida, regresso dia 9Jun Sábado após término da etapa.

As despesas com o alojamento e refeições serão por conta de cada participante, tratando o Clube de toda a logística com reservas, a título indicativo prevemos um custo aproximado de 60 euros/dia para alojamento e refeições. O custo de transporte dependerá do nº de inscritos pelo que as inscrições terão que ser efetuadas até 25 de Maio,

Inscreve-te já enviando email para geral@bttmatosinhos.com

1. Recupero aqui a eloquente narração do F.Reis, das mesmas etapas que o Clube efectuou em em 2007:

29 Abril - 2º DIA - ALMEIDA/ALFAIATES
    ROTA DAS FOTOS
    9.00 Horas, 54 Kms para percorrer com 650 mts de acumulado, sabíamos pela organização que esta seria a etapa mais soft (se é que na travessia isso existe) pelo que encaramos o início do dia com a perspectiva de aproveitar ao máximo os trilhos e colher o máximo de recordações em foto para mais tarde recordar. De facto e á medida que no aventurávamos pelos caminhos fora constatávamos que o nosso país é um delírio visual e ter a possibilidade como nós de contemplar as paisagens coloridas, o gado em pastos verdejantes, cegonhas a voar ou nos seus ninhos, cavalos em plena liberdade e alguns dos já célebres mamutes também, deixou-nos convencidos que de facto o BTT é o máximo quando se junta ao prazer de pedalar tanta beleza natural. De registar nesta etapa os 2 primeiros furos (Pascoal e Gabriel) e de termos todos constatado que ninguém se tinha baldado aos treinos pois todo o pessoal denotava boa forma física e resistência. Chegada sem grandes problemas a Alfaiates onde após 54 Kms de boa disposição e camaradagem nos instalamos na Residencial Pelicano que se viria a revelar uma excelente escolha por motivos que mais á frente perceberão. Nessa noite alguns dos elementos da Direcção voltaram para Freixo na carrinha que nos acompanhava para ir buscar a carrinha do clube e o carro do Carlos Pedro para os levarem para o final da travessia BTT 07 que se situava no Ladoeiro, uma tarefa que se veio a revelar demorada e complicada pois que os Kms eram muitos e á noite mais complicado se torna, uma palavra assim de apreço e agradecimento pelo esforço e pela logística a que estes elementos se devotaram sem o qual estes eventos não seriam possíveis. Os que ficaram aproveitaram para conhecer Alfaiates e as suas redondezas e puderam ao jantar comer um excelente esparguete (fonte de hidratos) com uma deliciosa e tenra vitelinha na brasa pelos vistos já prato da praxe também sempre pedido pela organização da Ciclonatur quando organiza as suas travessias. Antes do esparguete e porque havia uma mesa com entradas (polvinho em molho-verde e saladas variadas) ataque maciço as mesmas e a fechar igual ataque ás sobremesas, para digestivo um empate Benfica-Sporting a deixar alguns com azia e outros regalados com o resultado.

2. 30 Abril - 3º DIA - ALFAIATES-MONSANTO
    NOS TRILHOS DA MALCATA
    9.00 Horas, após um excelente pequeno almoço (pão,fiambre,queijo,compotas,manteigas,cereais,sumo,leite,etc.) despedimo-nos do Sr. Pelicano que se revelou mestre na arte de bem receber pela simplicidade e bom atendimento e apontamos baterias a Monsanto sabendo que teríamos que percorrer 62 Kms com um acumulado de 1830 mts naquela que penso viria a ser a etapa do maior empeno. Logo ao começar uma subida para aquecer e logo entramos num interminável carrossel de subidas do tipo rompe pernas e descidas daquelas de pôr todos os sentidos em alerta pois não dava para descer devagar e as surpresas sempre a surgir a obrigar a atenções redobradas, registo para uma queda (em recta...plana...) do nosso companheiro e guia GPS Paulo Maratonas sem grandes consequências e também para mais um furo do Pascoal (companheiro já sabes para o ano selante com fartura) e também para o Litos que não satisfeito ainda partiu um raio na roda de trás para tornar a bike mais leve. Também nesta etapa panoramas de sonho tanto do lado de Portugal com de Espanha pois que a dada altura o corta-fogo por onde subíamos dividia os 2 países e atendendo á altitude era-nos permitido observar os 2 lados. Paragem para um reforço alimentar num café onde as sandes de queijo e de presunto feitas com um pão daqueles que só nas aldeias sabem fazer a deixar o pessoal atestado para os Kms que faltavam. É verdade para o ano utilizarei GPS...assim não corro o risco de me perder dos guias e do resto do pessoal e de levar um empeno extra até ao cimo de um monte pois que á falta de guias perguntei a uns espanhóis que andavam a limpar as matas por onde tinham seguido os ciclistas e os marmelos responderam-me "Arriba" e lá fui eu sempre "Arriba"....quem me manda ser assim, ainda bem que quando decidi retornar tinha já á minha espera precisamente no sitio onde me perdi 4 companheiros do Clube que me procuravam, pois que com o BTT de Matosinhos ninguém se perde ou fica para trás. Após mais uns quilómetros percorridos entre campos de alfazemas e malmequeres, vislumbramos Monsanto lá no alto só que para lá chegar teríamos que superar uma subida em calçada romana que nem á custa de umas laranjas e tangerinas apanhadas das árvores para servir de tónico se deixou vencer pois tal era a inclinação, uns bravos tentaram e um quase conseguiu mas morreu na praia (Telmo para o ano treinas 5 horas de subidas por dia e talvez….). Chegados ao cimo da vila logo nos instalamos na Pousada Monsanto e após um retemperador banho pudemos subir ao castelo e apreciar toda a beleza em redor e mesmo da própria vila que é um autêntico espectáculo granítico, oportunidade para percorremos a pé os trilhos onde se realiza o DownTown-Monsanto que é de arrepiar. Jantar delicioso composto de lombo de porco com castanhas, arroz de feijão, batatinha e salada, assim como umas excelentes tiras de porco grelhado servido com algum requinte ao som da nossa fadista Marisa . Tempo para um pequeno passeio nocturno pelas vielas de Monsanto para provar (e esgotar) os licores de um bar e a seguir descanso pois ainda tínhamos a última etapa no dia seguinte para cumprir.

3. 01 Maio - 4º DIA - MONSANTO/LADOEIRO
    ROTA DAS CERCAS
    Pela primeira vez acordamos com o sol a brilhar, pequeno almoço excelente , afinadelas nas bikes, foto da praxe e ás 9.00 hrs lá começamos nós, desta vez a descer também por uma calçada romana a exigir alguma destreza técnica (queda do Pedro Rodrigues felizmente sem gravidade) após o que entramos numa sucessão de subidas e descidas atravessando campos onde gado pastava e onde tínhamos que abrir e fechar cercas de arame para passar. Paragem breve para um café e uma pequena visita ao castelo e de seguida gás á tábua pois queríamos chegar o mais cedo possível ao Ladoeiro onde no Hotel Idanha Caça nos esperava um ensopadozinho de borrego. Depois de muitos Kms e muitas cercas abertas e fechadas chegamos á Barragem Marechal Carmona em Idanha a Nova onde efectuamos um reforço ligeiro…pão saloio, chouriço caseiro e queijo branco, BTTistas que se prezem é assim só coisas ligeiras. Montados nas bikes subida para de seguida entrarmos numa descida em singletrack cheia de pedra que não durou muito mas onde tivemos a primeira e única avaria técnica a corrente da bike do Sandro partiu. Reparada a mesma logo veio uma das subidas mais difíceis de toda esta travessia, uma calçada romana que até á mão custava a fazer, que o diga o nosso Presidente.. (estaria a poupar-se para Portalegre?? ou seria mesmo empeno??), superada esta subida alcançamos Idanha a Nova , ligeiro percorrer pelas ruas da vila e saída da mesma por uma descida alucinante em zigue-zage num caminho empedrado onde alguns tentaram o recorde de velocidade, entrada em estrada de asfalto e logo de seguida num trilho de terra de cerca de 6 kms que nos levaria até ao final desta etapa e término da travessia BTT 07 o Hotel Idanha Caça no Ladoeiro. Visivelmente satisfeitos mas cansados todos chegamos ao fim e após a foto da praxe e o banho da ordem, pudemos então saborear o ensopado que se revelou excelente. Bikes carregadas, malas carregadas regressámos a casa com a sensação gostosa de dever cumprido, com aventuras para contar e com a vontade de prosseguir….para o ano há mais. Parabéns BTTMatosinhos pela organização e pela boa disposição.

Fernando Reis

4. Este comentário foi removido pelo autor.

5. Depois de ler que saudades dos trilhos maravilhosos,paisagens,os sabores das comidas, as terras,as pessoas e principalmente pelo optimo companheirismo e camaradagem do pessoal.
    Nem parece que já passaram 5 anos,porque já cheira a próxima,já estou a treinar,podem contar comigo.
    Desde já não posso esquecer em dar um grande obrigado e o meu apoio se possivel às pessoas do clube por todo o esforço que têm feito em organizar e na logistica deste grande evento.Um grande abraço a todos.

6. Dando continuidade à segunda edição do passeio PortugaBTT, e regressando ao ponto término de 2011 (Almeida), vai o Clube de BTT de Matosinhos realizar para os seus associados mais 3 etapas aproveitando o feriado 7 de Junho, continuando assim rumo ao Sul. Dia 07Jun quinta-feira saída 07:00 da Sr.Hora destino a Almeida, regresso dia 9Jun Sábado após término da etapa.
    Inscreve-te já enviando email para geral@bttmatosinhos.com

6 Miguel Costa
    7 Francisco Mendes
    8 Serafim

8. Pacheco - não te esqueças... contamos com os "teus" dorsais.

9. A todos os participantes no "PortugalBTT" desejo que tudo corra bem:

Abraços

10. A todos os participantes no "PortugalBTT" bom caminho!

11. Votos de um excelente passeio para todos os participantes de mais uma etapa do PortugalBTT organizado pelo nosso clube! Divirtam-se!