segunda-feira, junho 17

Vila Real - Santiago de Compostela

2º dia - Chaves / Piñor (Ourense)
Domingo, 9 de Junho de 2013, pequeno-almoço marcado para as 7.30 horas
Depois de tomarmos o pequeno-almoço na Albergaria Borges, lá resolvemos voltar ao Caminho, não sem antes tirarmos a fotografia da praxe.
Tivemos que tirar duas… na primeira faltava o presidente, que teve alguma dificuldade em vestir uma jersey… verde!!!
Arrancamos cerca das 8.00 horas, não se via ninguém na rua, o tempo estava fresco, algumas nuvens negras do lado de Espanha, tentavam intimidar-nos.
Atravessamos a fronteira em Vilarelho da Raia e mal entramos em Espanha, houve alguém (já não me lembro quem…) que disse que queria tomar um cafezinho… mas em Rabal, não havia cafés. E lá continuamos nós… Não havia tempo a perder, pois a etapa do dia ia ser longa… e dura!
Acabamos por tomar o nosso cafezinho em Verin…
O “almoço” foi em Xinzo de Limia. O farnel preparado pela esposa do nosso amigo Joaquim Reis estava 5 estrelas. Bola de carne, panados, salpicão, batatas fritas, minis, coca cola e fruta… ainda olhamos para a garrafa de tinto, mas,,,
E já tínhamos 75 kms percorridos, faltava quase outro tanto. O céu enevoado fazia prever chuva durante a tarde.
Voltamos à estrada, enquanto o Paulo ia carimbando as credenciais no restaurante, onde alguns tomaram café.
A paragem seguinte foi em Allariz, uma localidade onde aproveitamos para tirar umas fotos, junto à “IGREXA de SANTIAGO”, cujo inicio da sua construção remonta ao século XI.
Mais à frente, passamos por uma localidade onde aproveitamos para pedir água. Quando perguntamos a um senhor onde podíamos encontrar um Alvarinho fresco, ele quase ignorou a pergunta e só dizia que estava interessado em arranjar uma bicicleta como as nossas… Não sei se iria conseguir pedalar, uma vez que andava de canadianas.
E mais um meco a dizer que faltavam 119,349 kms…
E chegávamos a Ourense, onde o presidente fez a sua boa acção do dia e foi buscar migalhas a um café, para dar a uma pomba, que passeava pelo passeio.
Aproveitamos para mais uma pausa, mas também para reabastecer e comer qualquer coisa. Os cerca de 30 kms que ainda nos faltavam percorrer, prometiam!
Arrancamos de Ourense e foi logo a subir, subir, subir… até parecia que a subida acabava na Lua.
A dada altura, eu pensei que a subida ia acabar e que o presidente estava todo partido, aí resolvi dizer-lhe que não tinha paciência para ir atrás de quem ia a “fazer tricot”  e ultrapassei-o. Mal cheguei ao cimo dessa subida, morri! A subida continuava. O empedrado também não ajudava nada… e a dada altura tive mesmo que desmontar.
Custou, mas depois de chegar ao cimo e olhar para trás, a vista valeu o esforço.
Paramos depois para apreciar e fotografar a Casa do Liño e mais à frente a casa dos 3 manequins, que desejavam Bom Viaxe, a quem por ali passava.
Chegamos ao nosso destino, Restaurante Hostal Ateneo, em Piñor.
Cerca de 148 kms percorridos.
Há que arrumar as bicicletas, tomar um banhinho e sentar à mesa.
Salada mista e uma big costoleta… para além dos líquidos (muita água…)
Apesar do cansaço, ainda deu para ficar na letra até tarde… mas lá acabamos por recolher aos quartos, quando alguns já dormiam há muito!

1 comentário:

  1. Muito bom Rui, recordo bem o senhor das canadianas...pois que não entendia pevas do que ele dizia..era um galego muito galego..eheheh!

    ResponderEliminar