terça-feira, maio 6

BTT TRAVESSIA 08

2 de Maio - Sexta -Feira

9ª etapa



Após uma noite pouco descansada (roncos,testes quimicos com largada de gases altamente voláteis, e alguns elementos com etanol de dificil evaporação) em camaratas a lembrar tempos da tropa, lá despertamos com a "melodiosa" voz do nosso amigo Pacheco em cuecas modelo Tarzan Taborda, a lembrar alvoradas dolorosas. Caras lavadas e pequeno almoço tomado, lá nos mandamos para a que viria a ser uma etapa algo trepadora, pois pese embora a curta distância causava respeito o trilho a percorrer. Inicio da etapa por volta das 8.30 com os portadores de GPS a tomarem a dianteira, ainda com a imagem da queda do nosso Liberal Light a assombrar algumas mentes lá começamos a dar ao pedal. Com o calor a apertar e após cerca de 30 km, aportamos em Póvoa e Meadas num restaurante para retemperar forças, depois de umas entradinhas lá nos atiramos para um ensopado de borrego cinco estrelas, acompanhado desta vez de branco,branco,branco...desta vez fresco e branco mas maduro e "conventual" diga-se que por esta altura o Paulo Maratonas já se encontrava perto do Marvão, decidiu meter prego a fundo e desaparecer... findo o reforço voltamos ao prazer...pedalar ao sol e trepar montes acima e abaixo, andamento mais rápido de uns e mais lento de outros com os efeitos de vir sentados nos selins tantos kms a começar a fazerem-se sentir ..principalmente para os heróis que tinham iniciado esta travessia em Bragança...já não havia para estes "halibut"que os aliviasse. Ao chegar a Castelo de Vide tinhamos uma calçada medieval a nossa espera sempre a subir e a terminar nuns degraus para pôr á prova as pernas do pessoal...pequena paragem para reforço, logo de seguida e após alguns Kms alcançamos a Serra da Urra que se revelou um teste aos trepadores a antecipar a chegada ao Marvão que para não variar se alcançava por uma subida em trilho medieval , antecipado por um single track também a subir que poucos conseguiram ultrapassar montados...diga-se que o final da subida se fazia por uns degraus que se revelaram intransponíveis...só mesmo à mão e mesmo assim com dificuldade...perante este exercicio houve uns meliantes que decidiram "enganar-se" e efectuar a subida por alcatrão...o nosso presidente assim o fez ...é que o GPS do mesmo é dos caros e por vezes "improvisa" trilhos para poupar pilhas não do aparelho mas do utilizador. Acomodados, lavados e jantados...ensopados de cabrito...febras de porco preto...carne á alentejana..tudo regado com tinto e branco,branco,branco..verde!!não branco...e também com a sempre presente bebida isotónica do presidente a Sagres "0"...demos volta ás muralhas e término da jornada pois que o descanso era necessário para no dia seguinte sairmos do Marvão e começarmos a entrar nas longas planícies alentejanas.

Nota: D. Afonso Henriques conquistou Marvão aos Mouros entre 1160 e 1166....imagino os gajos a trepar lá acima ....é que nessa altura não havia Sagres mini para refrescar...chiça!!!

1 comentário:

  1. Estam todos de parabens...a travessia correu bem apesar de ser um grupo ja grandinho... esta já passou e para o ano temos a continuação que poderam ser mais 3 ou 4 etapas ou mesmo até ao fim..logo se vê. As melhoras para o Liberal e para o Jorge... e para todos... temos ida a Santiago dia 7 de Junho...mas este sábado dia 10 Maio passeio 22km..apareçam
    PS. quem tiver fotos por favor deixar cd ou enviar para o presidente

    ResponderEliminar