terça-feira, setembro 30

Ser ou não federado? Competição ou lazer?

Existem muitos praticantes de BTT e muitos eventos, contudo na competição oficial, ou seja nas provas reconhecidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) o numero de praticantes não são muitos como seria desejável, no meu ponto de vista, em comparação com outros eventos realizados por organizações amadoras ou associações de clubes onde aparecem às centenas...

E o que é que isso interessa dirão a maioria dos praticantes, não gostamos de estar federados e para quê?
Talvez seja mais cómoda a situação e até concordo que optem e tenham as suas razões para não estarem inscritos na FPC. Mas à volta desta situação acho que ainda existe um certo tabu o ser federado, "porque isso é para os prós" dizem... Nada mais errada esta ideia, qualquer um pode estar inscrito e tem vantagens com essa situação.

Contudo não vou escrever sobre essas vantagens de interesse individual, mas sim o que na minha opinião, o geral e neste caso o BTT de Portugal pode ganhar ou evoluir.
Ou seja, todos nós que gostamos de BTT, de certeza que gostariamos de ver equipas de selecção Portuguesas a competir nuns jogos olímpicos por exemplo, e também gostariamos de ver mais BTT nos orgãos informativos de desporto... Mas para isso é necessário haver "aficion" pelo BTT é necessário conhecer os herois que correm nestes nossos trilhos. E porque não correr ao lado deles e mesmo incentivando-os chamando-os pelos nomes? Para este último caso basta participar nas provas ou levar a família para os conhecer e quiçá até inscrever o filho ou filha na FPC, só assim o BTT poderá ter mais expressão oficial que é a que interessa para justificar verbas de dinheiro dos contribuintes a ser investidas neste desporto... E ainda mais importante, quantos mais jovens inscritos aumenta a probalidade de mais adeptos e podem surgir também bom atletas que sentindo-se bem no BTT, continuem e representem uma selecção se forem devidamente apoiados, conseguindo angariar pontos para a nação e atinjam todos uma soma de valores obrigatórios para termos uma representação olímpica daqui a quatro anos. É preciso sermos muitos porque um só não basta para somar os muitos pontos exigidos e elevar o nosso ranking mundial.

Resumindo o BTT para evoluir necessita de referências, de ídolos desportivos conhecidos por todos... Há um ano atrás correu no nosso concelho numa prova do regional do Porto como cadete um miúdo, para mim é já uma referência a nível nacional e até internacional. O projecto com que ele sonha cativa qualquer um e faz sonhar quem goste de BTT, contudo fica um amargo de boca sabendo que sozinho por muito bom que seja, por muitas provas que ganhe no mundo, sozinho sem mais atletas portugueses que o acompanhem este jovem extraordinário nunca conseguirá representar Portugal em 2012 nos jogos olímpicos em Londres...

Penso que com isto consigo transmitir a importância que todos nós devemos dar ao facto de ser ou não ser federado, de participar de forma activa ou simplesmente ver as provas, ou de inscrever ou não os nossos filhos na FPC (se eles gostarem claro).

Assim neste âmbito mostro a seguir a foto-reportagem de Ricardo Marinheiro, para mim um grande ídolo do BTT Português. Um jovem de 16 anos campeão nacional de XCO, vencedor da taça de Portugal de XCO, vice campeão do open de Espanha... Merece ser reconhecido, como também todos os seus adversários desportivos que ele muito respeita, porque sabe que precisa deles para um sonho dele mas que devia ser de todos nós que gostamos de BTT.


10 comentários:

  1. Boas.Em relação a este assunto gostaria de saber como posso me federar no btt? e como consigo entrar numa equipa?é uma duvida que me recai ja ha algum tempo. Voces proprios no btt de matosinhos fazem uma selecção da equipa que querem correcto? abraço ivo

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Para um atleta estar inscrito na FPC, e neste caso partindo do princípio que mora no distrito do Porto, basta entrar em contacto com a Associação de Ciclismo do Norte (perto do estádio do Bessa e ao lado do IDP) e fazer a inscrição, nesse local são dadas todas as instruções necessárias sendo necessário o preenchimento de uma ficha da FPC, fotocópia do BI, uma foto e um exame médico que pode ser marcado ao lado no institudo de medicina desportiva. Tudo este processo é conveniente ser feito no início do ano desportivo em Janeiro para aproveitar ao máximo o seguro de acidentes pessoais. Os custos dependem da idade do atleta, mas não são muito altos que este ano iam a um máximo de 25 euros com tudo incluído para atletas até aos 15 anos. Para saber a morada correcta das Associações de ciclismo do país, basta consultar o site da FPC. Atenção que nesta situação o atleta fica federado como individual ou seja não tem equipa.
    Para entrar numa equipa, basta começar a aparecer nos convívios do clube, conhecer as pessoas certas que estão na competição e dar-se a conhecer, depois é começar a treinar junto com a equipa ou atletas em casos individuais. A vantagem de entrar numa equipa é essa mesma a companhia e acompanhamento nas provas, originado também uma maior evolução desportiva e alguns casos alguma redução de custos em equipamento, e sim no clube de BTT de Matosinhos é feita uma selecção mediante os objectivos da equipa e clube.

    Espero ter esclarecido.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    Esclareceu-me bastante.Obrigado.Já que como disse a melhor altura para inscrever é em Janeiro,
    no ínicio do ano darei andamento a esse assunto.Apenas mais uma pergunta,falou que para atletas ate 15 anos está tudo incluido,tendo eu 25 anos os custos são diferentes?
    Muito Obrigado
    Ivo

    ResponderEliminar
  4. Com essa idade se quiser entrar na competição do seu escalão que será a Elite (séniores), infelizmente o preço é diferente e que de momento não tenho dados para dar uma resposta correcta. Contudo este ano (como nos anos anteriores) foi permitida a inscrição na federação num escalão com o nome de "Promoção", permitindo a participação nas provas reconhecidas pela FPC nessa classe. A desvantagem dessa classe é de não haver diferença entre idades dos atletas que podem participar a partir dos 15 anos e as classificações só contam nas provas, não havendo gerais de campeonato. A vantagem é poder experimentar o ambiente em provas curtas e o preço da inscrição na FPC este ano é de 25 euros. Para a próxima época pode mudar a política da FPC.
    PS: Geralmente os clubes suportam estas despesas de inscrições dos atletas é umas das vantagens de poder entrar num clube. ;)

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Obrigado novamente pelas dicas. Vou-me então inscrever também no vosso clube (bttmatosinhos),mas também será melhor so me inscrever no inicio do ano e não agora correcto? senão corro o risco de pagar uma anuidade apenas por 3 meses

    abraço

    ResponderEliminar
  6. "...mas também será melhor so me inscrever no inicio do ano e não agora correcto? senão corro o risco de pagar uma anuidade apenas por 3 meses..."

    Correcto, entretanto até lá e se for essa a vontade de estar ligado ao clube é ir aparecendo nas actividades que o pessoal do clube vai fazendo, pois a vida e os grupos de amigos do Clube é muito diversificado e dá para todos os gostos, desde passeios vadios, passeios organizados, nocturnos, sócios amigos que se juntam e participam em maratonas e outros eventos, competição através da equipa oficial do clube e agora recentemente a Escola de BTT Matosinhos-ADSL onde eu e um amigo temos a responsabilidade da gestão da mesma.

    Relativamente ao custo de um atleta elite na FPC, já tenho os dados e como disse infelizmente é outro preço sendo de 80 euros. Contudo este ano foi criada a categoria de promoção que serve sempre de início para experimentar a competição e é mais em conta sendo de 25 euros e tem seguro que cobre acidentes pessoais em provas o que é bom.
    Mas isto foi este ano, para 2009 as regras podem ser alteradas pela FPC.
    Um abraço.
    Vítor Santos

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Sr. Vitor.
    Mais uma vez, muito obrigado pelo tempo que tem perdido para me dar todas as explicações.Ja soube dos vossos passeios nocturnos, mas infelizmente estas proximas quintas trabalho ate mais tarde e nao me e possivel comparecer, no entanto gostaria e teria todo o prazer de comparecer noutros passeios e actividades.no entanto no vosso site nao aparece informações para actividades proximas. Se houver algumas actividades ou passeios/encontros onde eu possa ir fazia toda a questão de comparecer para conviver com voces.o meu mail é alexandre-ivo@sapo.pt. se souber de algo que me possa avisar ficava novamente agradecido.
    Muito obrigado
    Abraço
    Ivo

    ResponderEliminar
  8. Sou de Leça da Palmeira

    abraço
    ivo

    ResponderEliminar
  9. Todos os fins de semana há sempre alguém a andar. No site do BTT de Matosinhos:
    http://www.bttmatosinhos.com/
    do lado esquerdo tem um botão com o nome de "actividades", aí explica como o pessoal se encontra. Somos muitos espalhados por diversas actividades uma solução também é telefonar...;)
    Pois existem provas e outros eventos em que participamos e como é evidente não estão na agenda do clube
    Se gostas de competição por exemplo a equipa oficial do clube vai a Arcos de Valdevez em Proselo todo o dia 26 de Outubro para participar na última prova do Regional do Minho.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde.
    Vou entao ver como se encontram afim de aparecer tambem nos encontros.Seria optimo para mim, pois gosto bastante deste desporto.
    abraço
    Ivo

    ResponderEliminar