domingo, julho 19

BTT Matosinhos 2º lugar no Encontro Nacional Escolas de Ciclismo


Num ambiente difícil de descrever com centenas de jovens ciclistas de todas as idades onde o ciclismo de estrada é grande a fazer a festa e no seu segundo dia de competição monopolizando a atenção de toda a cidade de Felgueiras, chega agora também o dia da competição das escolas de ciclismo na vertente BTT. Vários clubes participantes onde se previa um único em representação do Norte do País; o Clube BTT Matosinhos com a sua Escola BTT Matosinhos-ADSL para competir nas três categorias cumprindo assim o primeiro objectivo da possibilidade de se qualificar por equipas juntamente com mais três a saber; BTT Loulé, ACD Milharado, C.C. Azeitonense e mais outros clubes mas que não tinham as categorias todas como os seguintes; Escola BTT MAC, E.C. Joaquim Agostinho - Torres Vedras e Centro Ciclista de Loulé.
Já instalados vimos chegar o autocarro da câmara de Loulé, que só trazia... 35 atletas... sim trinta e cinco jovens para correr BTT um só clube 35, mais toda a experiência de um Azeitonense de Palmela um dos berços do BTT nacional e de um Milharado que só tem dado campeões em estrada, dinossauros do ciclismo, autênticos clubes fábricas de futuros atletas de topo no ciclismo nacional.
Primeiro comentário de um meu amigo de estrada de Oliveira de Azemeis:
- Vais ser engolido...
Realmente assim tudo indica.
Onze, apenas onze atletas do nosso clube... poderíamos estar encolhidinhos, derrotados logo à partida, mas não, os nossos jovens estavam avisados sabiam o que iam encontrar, eu disse-vos em comentário anterior que ia pressionar os pequenos atletas e nada como a psicopedagogia ainda em Matosinhos e quem esteve no local ouviu-me a entregar as listas dos encontros das escolas do Sul com todos os atletas presentes e com o que iam encontrar e a dizer a todos: eles são muito bons e são muitos, mesmo muitos, mas estaremos em vantagem porque nós os conhecemos e eles não, vamos passar despercebidos na partida, ocupar o nosso espaço e esta não é mais uma prova, mas sim a prova, a nossa maior desvantagem vai ser o circuito é só estradão, os nossos infantis vão ter enorme dificuldade, juvenis façam o melhor, para todos, quem até aqui brincou agora é concentração ao máximo, quem sempre teve nervos aqui tem de os deitar fora, quem ainda acha que não deu o máximo aqui tem de dar...
E foram espectaculares os nossos jovens, num circuito em completa desvantagem para nós, que essencialmente utilizamos as bicicletas adequadas em tamanho e andamentos para as idades dos nossos jovens, contra (e aqui se vê como o BTT está numa autêntica desregulamentção completa, ainda tem que evoluir e muito) todos os outros em BTT´s enormes de roda 26, com andamentos que na estrada nunca na vida são autorizados, e que aqui acaba por ser uma completa batota onde altera por completo a verdade desportiva e engana quem a utiliza e desmotiva quem está no caminho certo porque nunca conseguirá vencer. É fácil de compreender que um jovem que utilize uma bmx ou BTT de roda 18" ou 20" ou até mesmo 24", num percurso que é uma autêntica auto estrada (como vão ter oportunidade de ver nas fotos), nunca poderá concorrer em igualdade de circunstâncias... Pois, mas isso neste nosso BTT que tantos acham muito evoluído acontece isso mesmo e a categoria dos iniciados é onde se vê as maiores aberrações. Nos infantis assim aconteceu também e nos juvenis a força física bruta da estrada aplicada incorrectamente nos jovens aqui neste circuito dito de BTT que só engana quem nada percebe de BTT, foi altamente favorecida contra os nossos jovens mais técnicos e habituados aos nossos regionais...
Mas poderia-mos ser engolidos... mas não o fomos.
Os nossos infantis e juvenis fizeram o melhor que podiam, sofreram, o acido láctico veio até à boca num esforço extremo (do qual nunca concordo que assim o seja, mas era só hoje porque esta era a prova) o final foi a doer ao máximo e a acabar a "morrer"... O nosso iniciado podia fazer melhor, mas a ingenuidade dos seus recentes nove anos ditou um 10 lugar, juntamente com um excelente 5 nos juvenis e mais outro altamente sofrido 6 nos infantis ditou 22 pontos oferecendo um excelente pódio de segundo lugar, longe realmente do fantástico clube de Loulé que venceu em todas as categorias, mas a recebermos de toda a gente os parabéns por esta posição do BTT Matosinhos... E para acalorar ainda mais a nossa festa não poderemos esquecer as nossas meninas a conquistar os seus bem merecidos pódios, que muito tem evoluído se pensarmos que a mais novinha (uma técnicista nata em roda 18) tem sete anos, mais outra que aprendeu a andar de bicicleta este ano na nossa escola e ainda mais duas que muito tem evoluído conquistando na sua classe um segundo e quarto lugar...

Parabéns a todos estes extraordinários miúdos que são já uma referência e que hoje devem ter deixado muita gente a fazer e refazer as contas nas classificções e a interrogar-se como é que o BTT Matosinhos conseguiu um segundo lugar... :)
E eu digo venham mais miúdos logo pequenos para esta escola, meninos e meninas e se houver ajudas e colaboração dos pais como neste caso que além de estarem presentes tem ajudado durante a época, prometo que chegaremos ao topo do pódio.

E já que agradeci a todos os pais a sua presença, não podia esquecer a também muito importante presença nop local e apoio do Bruno e da Kica que se deslocaram de bicicleta de Guimarães para estarem com os nossos pequenos atletas apoiando-os, assim como o nosso treinador dos mais velhos Miguel Cunha que nos presenteou também com o seu apoio.

Fotos da Sandra clicar aqui.

E vejam também os Vídeos da Sandra onde dá para perceber o esforço tremendo dos infantis e juvenis contra os "titans" e o tipo de circuito que era.

Infantis: http://www.youtube.com/watch?v=wANxKjoBpAc

Juvenis: http://www.youtube.com/watch?v=uJSX-_TYB3Q

9 comentários:

  1. Parabéns á escola de BTT de Matosinhos e todos os seus apoiantes, os resultados são o conforto mas não é o mais importante, principalmente com a esmagadora maioria de ciclismo de estrada. Temos de mudar as mentalidades das entidades responsáveis para estes novos desafios. Tenho a sensação que somos pioneiros e com trabalho e persistência vamos lá.
    Parabéns Pedro e Vítor, aos atletas bravos guerreiros uma grande honra e a todos os outros que ajudam .... SÃO OS MAIORES

    ResponderEliminar
  2. As mentalidades das entidades responsáveis estão abertas a estes desafios. O ciclismo de estrada tem o seu espaço e não dificulta o espaço do BTT, até pelo contrário pela experiência que temos nesta época. A solução está nas pessoas que gostam de BTT fazerem alguma coisa pelo BTT. Somos pioneiros mas sou sincero se as condições de outras entidades locais se mantiverem num impasse sem solução à vista, para mim o virar para o ciclismo de estrada é o mais viável e mais aliciante e muito mais fácil de executar.
    Em concreto precisamos de um espaço para guardarmos todo o nosso material, de uma pista para treinar e local seguro para todas as categorias, iniciados, infantis e juvenis com a exigência de obstáculos que o XCO precisa, precisamos de um apoio que empreste bicicletas para uma época para os iniciados e infantis, precisamos de transporte...
    Precisamos que os pais acreditem no ciclismo e inscrevam os seus filhos na escola e ajudem acompanhando um mínimo os miúdos.
    E isto é tudo local, porque depois fazer regulamentos e alterar as regras para melhor é possível e está ao nosso alcance junto da FPC sem grandes problemas.

    ResponderEliminar
  3. Se as entidades tivessem as mentalidadeds "abertas" não iriam construir mais piscinas no conselho (que tambem são precisas, mas muito dispendiosas para todos) e mais campos de futebol (até parece que temos poucos). Uma simples Sede (que nós depois ampliamos) para o club para poder tambem divulgar mais a modalidade e proporcionar mais condições a todos os seus associados é que parece dificil..mas com a ajuda de todos e querendo vamos conseguir.

    ResponderEliminar
  4. E aqui se junta mais uma para a "luta" ... Tudo se pode conseguir, mas para isso é preciso não baixar os braços e... ACREDITAR !!

    Força... a meu entender, estamos no bom caminho ;-)

    Beijinhos

    Sandra e Bé ;-)

    ResponderEliminar
  5. Água mole em pedra dura...
    Mantenho a esperança de ainda este ano termos as nossas ambições satisfeitas.
    Isto para mim é quase como para um atleta,só consegue resultados treinando, treinando e treinando, e eu daqui deste lado, é pressionando, chateando e pressionando, Vamos lá chegar, e o caminho já começou a ser percorrido com o iniciar do projecto desta pequena GRANDE escola de BTT.

    ResponderEliminar
  6. Realmente não ha palavras para descrever a bravura destes pequenos HEROIS...
    Parabens a todos, e votos de um futuro muito risonho para a Escola de BTTMatosinhos - ADSL
    P.S: se tudo correr como previsto no proximo ano terão mais uma mini-ateleta!!!

    ResponderEliminar
  7. Soares para o próximo ano pode ser já tarde. O culminar da época das escolas foi neste passado fds. Estamos já a preparar a próxima época em Setembro já tenho de ter a lista completa dos pequenos atletas que vão ser incluídos no projecto escolas da FPC. Toca por isso a dar os dados da pequena atleta ao clube... ;)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Vitor, por mim era já hoje ( e por ela tambem), mas aind só tem 4 aninhos... pelo que vi o ideal serão os 5 anos, não é?
    Seja como fôr, durante o decorrer do ano, estava a pensar leva-la a ver e fazer algum treinito, para ela se ir ambientando!!!

    ResponderEliminar
  9. Eheheheh... Os miúdos(as) geralmente no primeiro ano aprendem a caminhar de pé ao segundo a dizerem já algumas palavras, ao terceiro já gostam de se empurrar nos seus brinquedos e um triciclo é o ideal para aprenderem a pedalar, aos quatro podem aprender já a equilibrar-se numa bicicleta sem rodinhas aos cinco começa a destreza ... Nestas idades devemos dar-lhes espaços seguros para eles se divertirem e se tiverem a companhia de mais amiguinhos então a festa é completa. Eu digo aos pais destes petizes para os trazerem quando estamos na escola Padrão da Légua, ou quando marcamos encontros onde ficamos fixos com os iniciados, como por exemplo perto das oficinas da câmara em Sendim, não lhes fazemos nada de especial apenas os deixamos andar livremente, eles próprios motivam-se a andar de bicicleta vendo os jovens mais velhos a fazerem os obstáculos de destreza... e se não quiserem andar de bicicleta também não faz mal o importante mesmo é que brinquem uns com os outros da escolinha. ;)

    ResponderEliminar