segunda-feira, setembro 28

Campeonato nacional de maratonas.

clicar para ver programaNuma organização conjunta da Geapro com a UVP-FPC, no próximo dia 4 de Outubro, vai-se realizar na Vila do Bispo - Algarve o campeonato nacional de maratonas que atribuiu as camisolas de campeões nacionais de maratonas absolutos, e pela primeira vez em Portugal os campeões nacionais das categorias de masters...
Sem dúvida um evento que é esperado por muitos atletas do BTT e principalmente daqueles que praticam maratonas. De certeza que a motivação e a espectativa são grandes e todos tem esperança que a organização não defraude estes sentimentos. As apostas começam a surgir internamente no clube que vai ter uma boa representação. Para todos os maratonistas uma boa sorte que os azares não apareçam e sejam audazes.
Eu próprio apesar de ainda este ano não ter feito uma única maratona, não quero perder este evento histórico e vou também participar.
Um Abraço
V.Santos

28 comentários:

  1. Espero que não lhes aconteçam imprevistos para que todos possam dar o seu melhor.

    Ficamos por cá o torcer por vós.

    Força Rapazes!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei tanto da outra que também vou estar nesta...lol...

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não poderem estar todos presentes, vamos estar no pelotão do BTT Nacional e a dar o melhor. Da minha parte assim espero e que venham todos os imprevistos que até os comemos.....

    ResponderEliminar
  4. Estou a preparar a minha presença com bastante empenho espero representar o clube ao mais alto nivel

    ResponderEliminar
  5. Sortudos os que vão... ehheh Resta-me ficr por cá, e desejar-vos SORTE a todos...

    Estaremos a torcer por todos.

    Beijinhos e boa viagem.

    ResponderEliminar
  6. Vitor... boa é de homem...quantos mais melhor e se forem dos mais masters melhor ainda... penso que vamos "enervar" os miúdos... não sei se me faço entender...
    Há prá aí alguns "cantadores" das Quintas á noite que podiam vir também... até podiam ficar, sei lá, um bocadinho mais homenzinhos.. eh..eh..eh.
    A nosso equipa, como todas, precisa de reforços para a próxima época...
    Moralizado estou... depois dos 98 kms de Évora... espero representar bem o nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. Já é oficial .....BTT MAtosinhos 16 da geral por equipas na Taça de Portugal de Maratonas em BTT...... toca a mandar para os meios de comunicação.....

    ResponderEliminar
  8. Para o pessoal que vai para o Algarve, aproveitem para pedalar um pouco (são só 103 km) e deixo-vos aqui uma listinha do que podem comer pela na Vila.

    Arjamolho ou Sopas de Água Fresca – nome atribuído ao tradicional gaspacho e serve para acompanhar a sardinha assada.
    Caldo de farinha torrada
    Arroz de peixe
    Arroz de marisco
    Feijoada de búzios
    Feijão verde guisado com batatas
    Massa de peixe
    Papas de xerém / xarém (papas de milho com sardinhas de pequena dimensão)
    Papas Mouras – papas de milho cozinhadas com o caldo da escalda das morcelas
    Caldeirada
    Carapaus alimados – estes são cozidos com orégãos, e é retirada a pele
    Chocos fritos com tinta
    Chocos com batata doce Arroz de polvo
    Arroz de mexilhão
    Lulas cheias
    Sopa de gravanços – gravanços é uma espécie de grão.
    Sopas de tomate – com pão e ovos escalfados
    Grão com acelgas – a acelga é uma planta que se apanha no Inverno e que dá um sabor singular ao grão.
    Borrego churro algarvio – raça de borrego de pêlo comprido.
    Choco com ervilhas, com grão ou com feijão
    Coelho à caçador
    Cabidela
    Feijoada de lebre
    Raia d’alhada
    Lagosta de caldeirada
    Polvo assado
    Linguado
    Safia
    Ensopado de pata-roxa
    Moreia frita
    Sardinhas (sardinhas albardadas) – estas são fritas e posteriormente passadas por ovo
    Carapaus fritos com molho de tomate
    Cozido de couve com carne de porco e batata doce
    Lapas cruas com figos torrados
    Caldeirada de javali
    Arroz de Perdiz
    Tibornas – pão com azeite e alho

    Doçaria:
    Pasteis de batata doce
    Glórias de Vila do Bispo – receita antiga. Bolinhos de ovos e amêndoa
    Arroz doce
    Morgado de Figo
    Queijo de Figo

    Bebidas:
    Aguardente de Medronho
    Vinho caseiro de Barão de São Miguel – Encostas do Rio Ponte

    Preferencialmente, deliciem-se após a prova.

    Boa sorte para todos!

    ResponderEliminar
  9. segundo quem já reconheceu o percurso
    longas rectas com alguma pedra daquela fixa no chão , subidas curtas , pouco
    tecnico talvez o principal enimigo seja o vento se o houver contra vão sofrer
    sobretudo se rolarem sozinhos

    ResponderEliminar
  10. Espero que vos tenha corrido bem. Pelos comentários que já li a organização falhou.

    ResponderEliminar
  11. Elites 51º 91 José Carlos Costa Bessa BTT Matosinhos 31042 Elite POR19830808 5:40:47

    ResponderEliminar
  12. Acabei de chegar e ainda não há mais classificações além dos Elites... mas há a classificação do nosso "quintalzinho"
    Carlos Pedro, Vitor TOOLS, o sempre grande Litos, Nando Sapatilhas (aguardamos a sua ou não classificação por ATALHANÇO), Paulo Maratonas, Moisés (sem ar no amortecedor, pouca agua no cantil, dedos da mão pisados numa porta, uma noite mal dormida e ...52 anos) e Liberal (caimbras aos 40 Km)...... aguardo com ansiedade os tempos de classificação de todos... Parabéns a todos que acabaram, são e salvos, numa organização que da minha parte não teve falhas (excepto os 40 minutos de atraso na partida)

    ResponderEliminar
  13. Boas. Nem tudo correu bem tenho uma queixa a nível dos caminhos "pedras pontiagudas" desde já quero pedir a organização que para o ano mande alcatroar os trilhos evitando possíveis furos e os consequentes atalhos e também para boa conservação das suspensões. Obrigado. Parabéns a todos os participantes.

    ResponderEliminar
  14. sheeeeeiiiiikkkkk entã ta s bene o tacho tava bom......vénia a todos.....hehehehehehe...!!!!

    ResponderEliminar
  15. Falas bem do tacho....... jantar de sábado carne de porca á alentejana com Ameijoas de entrada e lanche ajantarado de Domingo ás 1930 (após grande prova e banho) em Lagos, Cataplana de Peixe com camarões de entrada, numa rica esplanada a ver os camones a passar, houve ainda quem ficasse com fome e bota-se abaixo um cachorro. Na chegada ao porto na estação de serviço da A29 ainda deu para petiscar um menu de Baguete....isto é só para alguns... Atletas.Para o ano há mais

    PS . Este Domingo Maratona da Póvoa .Já tamos inscritos para a molha

    ResponderEliminar
  16. quem fez as inscrições???
    preços ..... e tacho o que é????

    ResponderEliminar
  17. Acima de tudo uma extraordinária aventura por paisagens algarvias de cortar a respiração, com o cheiro da serra numa mistura da frescura de nevoeiro da costa vicentina aliada ao calor do bom tempo e com trilhos de rompe pernas a exigir alguma atenção na condução e muita táctica para nos protegermos de algum vento. Uma organização a cumprir o necessário e com a sorte do pessoal da competição ser sempre o menos exigente, preocupando-se mais com o pedalar e pouco criticar. Um ambiente que no meu caso não me defraudou encontrando como esperava amigos que já não via há muitos anos, tanto atletas como comissários da FPC e directores de clubes, essencialmente era este ambiente que esperava no 1º campeonato de master´s finalmente ao fim de tanto tempo fizeram um para o BTT e que sorte o BTT Matosinhos esteve lá com os pioneiros, marcamos a nossa presença. Parabéns a todos os amigos deste clube que gozaram bem comigo com bocas do tipo:
    - Olha que amanhã são 100km... ;)
    - Ó Vitor olha que é só uma volta...
    - Ó Ferramentas já fizeste o reconhecimento?...
    Gostei foi fixe mesmo eheheh
    Em termos da prestação do clube a minha opinião é que esta equipa de veteranos XCM esteve sempre acima da média, foi um ano de aprendizagem e como costumo dizer numa prova de BTT 60% é físico o resto é um conjunto de situações que se no XCO a maior fatia vai para a técnica individual aqui com uma equipa será a táctica a ganhar maior importância. A parte física é necessário também um acompanhamento técnico para quem queira evoluir mais e aqui agradeço os conselhos do amigo professor Miguel Cunha, que a olhos vistos o seu trabalho está aqui bem presente. Termino a dar um grande abraço a todos os amigos do clube em especial ao Nando que ia muito bem mas o azar bateu na sua roda, penso que com mais calma de futuro estes azares serão afastados, o cansaço e a emoção da corrida fazem-nos ficar por vezes cegos é preciso treinar também este aspecto e sermos frios e calculistas. ;)
    Parabéns velhotes maratonistas do BTT Matosinhos...;)

    ResponderEliminar
  18. Realmente Vitor só quem não te conhece-se é que podia ficar surpriendido com a tua prestação. As bocas acho que são saudáveis... (nem imaginas o que me dizem antes e depois das provas). Acho que temos de refletir todos sobre este ano de pioneirismo nas maratonas e fazer o saldo. Convido todos a dar a sua opinião no forumbtt da prova ... vai dar sangue. E da nossa parte acho que deveriamos informar a federação e a propria associação (que nos representa na federação) das coisas boas e más deste ano de BTT (XC, XCM e DH..claro).

    ResponderEliminar
  19. Quero dar os meus parabéns a todos os participantes do clube que me acompanharam nesta prova. Quanto a minha prova correu bem apesar das dores de costas...ou falta de treino não sei...para o ano estamos lá outra vez se poder.

    ResponderEliminar
  20. Grande Litos estiveste em grande fizeste a prova da frente para trás e de trás para a frente como disseste e ficaste à frente dos maratonistas do clube logo tu um "downiller", não sei como conseguiste transformar a maratona numa descida ao teu gosto... eheheh No dia anterior também fizeste o reconhecimento da pista foi?

    ResponderEliminar
  21. Boas. Desde já quero agradecer a todos estes amigos do btt de Matosinhos que ajudaram-me a espreitar esta vertente competitiva, sem o vosso apoio tal não seria possível fiz o meu melhor e se alguma vez não o consegui não foi por falta de seriedade e empenho. Em certo momento do campeonato achei que não estava a suportar tanto esforço físico e por isso interrompi a minha participação que em principio seria definitiva e levantei a minha licença… porém não deixei de treinar sempre na esperança de representar o btt de Matosinhos em mais uma prova o que veio acontecer em vila do bispo. Mais uma vez tenho que agradecer e com muito gosto ao Carlos Pedro ao Liberal ao Telmo pelo o apoio moral e logístico que me tem dado um grande bem-haja. Ao Litos pela força e companheirismo e também ao Vítor Santos pela força e o saber explicar e fazer entender como funcionámos um bem-haja também. Ao luís não poderia deixar de agradecer tal acto… tão nobre de ajudar o próximo, obrigado Luís. Ao amigo Paulo Maratonas por todas as dicas e especialmente nesta maratona se não estivesses solidário comigo talvez nem chegasse a linha de meta obrigado pela força...há e na de Viana também lol. Um abraço ao meu amigo Paulo Cardoso e Rui Reis. E por ultimo para terminar este balanço competitivo quero agradecer as bicicletas coelho por toda a disponibilidade em questões mecânicas. Um especial agradecimento ao Sr. Moisés que prontamente se disponibilizou a levar a bike e a trazer de volta a custo zero desta ultima prova e também pelo apoio dado ao longo destas provas. É um privilégio ter partilhado todas estas emoções convosco e principalmente diverti-me. Até Sempre. NANDO.

    ResponderEliminar
  22. Vet C
    6º 406 Moisés Fernando Silva Rodrigues BTT Matosinhos 25047 Veterano C POR19580901 5:49:07
    7º 407 Américo Manuel Vaz Liberal BTT Matosinhos 25518 Veterano C POR19590920 6:08:17
    Vet B
    19º 326 Joaquim Fernando Rodrigues Sousa BTT Matosinhos 27642 Veterano B POR19661104 5:42:58
    18º 327 Vitor Manuel Pires Santos BTT Matosinhos 7962 Veterano B POR19650129 5:37:29
    Vet A
    47º 258 Paulo Joaquim da Silva Ferreira BTT Matosinhos 34214 Veterano A POR19710409 5:45:53
    45º 259 Carlos Pedro de Brito Fernandes Araújo BTT Matosinhos 32788 Veterano A POR19701212 5:16:58
    Elite
    51º 91 José Carlos Costa Bessa BTT Matosinhos 31042 Elite POR19830808 5:40:47

    ResponderEliminar
  23. Queria destacar o excelente 8º lugar por equipas do nosso Clube, à frente de equipas como a (MSS-Póvoa Varzim;e Centro Cilismo de Loulé)entre outras com 31 pontos conquistados:
    6º Moisés Vet.C
    7º Liberal Vet.C
    18ºVitor Vet.B

    Classif. Equipa Pontos
    1.ª Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas 5
    2.ª B. T. Trilhos 7
    3.ª BTT Loulé / Loulé Concelho 8
    4.ª G. D. Santo António / Stevens 18
    5.ª Grupo Desp. Volta da Pedra 21
    6.ª Sportzone / Despertar S.C. 25
    7.ª Crédito Agricola 26
    8.ª BTT Matosinhos 31
    9.ª SC Leiria e Marrazes / Fatibike 32
    10.ª CRC - Famalicao.com 37
    11.ª Team Baeta / Bianchi 49
    12.ª Cross Racing / Leões Cabanenses 53
    13.ª Centro Ciclismo de Loulé 53
    14.ª MSS - Póvoa de Varzim - Maxibikes 54
    15.ª C.S.R.D. Ota / LPA 67
    16.ª Sport União Colarense 76
    17.ª Terríveis / Tomobike / Metalocardoso 120

    ResponderEliminar
  24. Por mim num próximo campeonato nacional de xcm e numa fácil leitura de táctica de equipa tendo em conta o pouco numero de veteranos C, estou disposto a sacrificar-me ao máximo para os levar ao colo se for preciso. Os veteranos B por esta leitura também tem muita hipótese de pontuar para a equipa, só tem de andar mais (treinar com melhor qualidade), por fim apostar em mais femininas e se forem veteranas e houver as cinco tínhamos de ter uma nem que ficasse em última o importante seria acabar, todas os restantes atletas das outras categorias teriam de se sacrificar na ajuda aos colegas possíveis pontuáveis... Mas isto é preciso ter cabeça para compreender, mas penso que compensa, então não soube mesmo bem este 8º lugar? Imaginem por exemplo que se tivéssemos uma feminina veterana a ficar em 5º a equipa iria para 4º lugar ;)
    Mas falemos de agora e foi muito bom este resultado, parabéns a todos os atletas do clube, mesmo todos porque na corrida sempre apanhei uma rodinha que me ajudou a marcar o ritmo e a descansar, sempre me fez ir mais um bocado de força quando o Nando na minha frente gritava por mim, sempre me animava quando via à minha frente uma camisola do clube e forçava sempre mais para ver quem era afinal todos nos ajudamos para já à nossa maneira, e que seria muito diferente se fossemos sozinhos sem marcação de pequenos objectivos a alcançar até ao final.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Apesar do meu "empeno" congratulo-me com os pontos que ajudei a conquistar para o nosso clube.
    Eu bem dizia (ver comentário anterior) que os mais masters (velhotes) iam enervar os "miúdos"... cadê os pontos?
    Precisamos de mais maratonistas... e se forem do sexo feminino melhor,dão mais pontos...não me interpretem mal... até estou a falar a sério. Se forem masters mais pontos darão.
    Pró ano lá estaremos na Taça e no Camp. de XCM. Seria "bonito" sermos mais e se possivel melhores.
    Sábado na Póvoa.
    Cumpr.

    ResponderEliminar
  26. Os meus parabéns a todos! Foi com grande satisfação que recebi estes resultados (aqui "de fora" e longe também se sofre muito...)
    Espero para o ano estar à altura de representar o Clube e trazer os tais "pontinhos preciosos"... 'Bora lá treinar! (conto com a ajuda de todos, por mim dou "o litro"!)
    Inté!

    ResponderEliminar
  27. Jé temos video ...e aparece o BTT de Matosinhos

    http://www.btt-tv.com/index.php?option=com_content&task=view&id=232&Itemid=73

    O presidente está muito calado ..será falta de "AR" .... Parabéns a todos, principalmente aos "velhotes" que tornaram possível o oitavo lugar por equipas... toca divulgar

    ResponderEliminar
  28. Só é pena o Nuno do BTT-TV não fazer referência nenhuma às corridas dos veteranos... mas provavelmente foi a reportagem possível com os meios que disponha.

    ResponderEliminar