terça-feira, julho 24

TransAlp 2012


Terminei no passado sábado a última etapa do TransAlp 2012.

Foi uma experiência espectacular e foram atingidos os 4 objectivos da prova:1-Terminar; 2-Terminar; 3-Terminar; 4-Fazer em passeio e desfrutar!
Mesmo em passeio, 618,55 Kms e 21.166m de acumulado em 8 dias consecutivos não é pêra doce.

A beleza das paisagens, a dificuldade das subidas que parecem não ter fim, o frio, os single-tracks em penhascos, é tudo indescritível.
Qualquer abordagem competitiva que tivesse, terminou logo na primeira hora do primeiro dia: Fizemos 32kms/h de média na 1ª hora e, às tantas, íamos a rolar em plano a 40kms/h com chuva e vento contra, olho para o lado e vejo uma senhora, com cinquenta e muitos anos, ao meu lado como se nada fosse!

Tirando a dificuldade das etapas, a logística diária era cansativa:
Acordar às 6:00; fila para ir ao WC; fila para o pequeno-almoço; fila novamente para o WC; equipar; fazer o saco para entregar à malta dos transportes que o leva para o início da próxima etapa; preparar bebidas; prepara a bike; ir para a box do ponto de partida; fazer a prova; comer; descobrir o Camp; fila para tomar banho; lavar a roupa; colocar a roupa a secar em qq lado; fila para lavar a bike; fila para jantar; preparar colchonete e saco cama para dormir; deitar às 21:30 e voltar a levantar às 6:00.

A meio da semana, já muita gente tinha desistido e já ninguém sabia que dia era ou a quantas estávamos. No entanto, toda a gente sabia os pormenores da etapa seguinte e da previsão meteorológica.

Para mim foi altamente penoso dormir em ginásio. Com a luz e barulho constante, não consegui dormir mais do que 3 horas por noite.

À parte da dificuldade, com subidas de 20kms; 17% de inclinação constante em muitas zonas e 1500m de acumulado directo; dos single-traks de 20cms de largura em plano inclinado em gravilha e escarpas de mais de 500m ao lado; as temperaturas negativas e neve nos pontos mais altos; as descidas com mais de 25kms a dar cerca de 80kms/h; as pessoas a chorar de dor; as desistências; as pessoas transportadas por helicóptero por quedas graves; tudo isto foi bastante intenso. No entanto, o que mais me impressionou foram mesmo as pessoas e os seus valores. A capacidade de sofrimento, o companheirismo, a força de vontade, a amizade e o espírito de entreajuda.
Acima de tudo, esta prova é uma grande lição de humildade.

Por isso, a minha foto da praxe com a camisola de Finisher não é com os campeões, mas sim com a equipa mais resistente, sofredora e que demonstrou ter uma força de vontade e companheirismo impressionável. A equipa coreana:


  Mais algumas de ginásios:


  A foto da meta na última etapa:


Foto com duas equipas portuguesas:



 O tipo de treino para este tipo de prova é diferente do treino para as maratonas. E o factor logístico é importantíssimo. Por isso, muitas equipas optaram por dormir em hotéis.
As principais marcas estavam lá todas e prestavam assistência de borla (desde que a bike estivesse lavada). A Scott lavava a bike a quem possuísse uma! ;) Sortudos!!

1400 atletas em 700 equipas...
Acho esta prova imperdível para qualquer amante de btt, desde que não tenha vertigens! ;)
Cheguei ontem a casa e parece que passou 1 mês!!!
Apesar de ter sido feita em passeio, ficamos no lugar 125 na categoria dos "Mens" (Elites).

Mais fotos e vídeos das etapas:
http://www.bike-transalp.de/index.php?id=2&L=1

Próxima aventura 2013: Transpyr 2013

6 comentários:

  1. Parabéns aos dois (Hugo e Paulo), ……Obrigado por partilhares connosco um bocadinho dessa aventura.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Hugo e Paulo..grandes Finishers!

    ResponderEliminar
  3. Bem me parecia que tinha visto dois atletas do BTT Matosinhos por lá ;-)
    Um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Grande aventura sem dúvida,
    Parabéns.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Hugo e Paulo.....Bravo.
    Deixo aqui a minha citação preferida:
    "Ninguém conhece as suas próprias capacidades enquanto não as colocar à prova."

    ResponderEliminar
  6. Sim Sr...! "Há uma linha que separa os meninos dos homens"... e vocês passaram essa linha! Grandes homens! Essa aventura testa sem dúvida nenhuma todos os limites do ser humano! Agora qualquer prova vai parecer uma brincadeira! Fico feliz também por ter visto o nosso amigo Hugo Pereira vestido com o equipamento do clube! Tenho orgulho nele e no nosso clube! Parabéns aos dois! Abraço...

    ResponderEliminar