sexta-feira, março 20

PLANO ACTIVIDADES 2009



Plano de Actividades 2009



O Clube BTT Matosinhos apresenta o seu plano de actividades para o ano de 2009 tendo como seu objectivo principal, o fomento da prática do BTT em especial no nosso concelho, através de organização de passeios e actividades em zonas de interesse desportivo, cultural e ambiental.

Vamos mais uma vez fazer todos os esforços para alargar a prática da modalidade ao maior número de pessoas possível, em conjunto com outras actividades que se enquadram no âmbito geral do clube.

Dando continuidade ao trabalho efectuado em anos anteriores, continuaremos a ter como um dos principais objectivos, prosseguir um crescimento sustentado, sobretudo através de criação de medidas estruturais que permitam uma melhor organização e segurança aos seus associados assim como a todos os participantes nas suas actividades.

Continuaremos a participar em diversos campeonatos de BTT, tendo como objectivo o campeonato Nacional XCO e XCM, o campeonato regional do Porto e algumas provas do campeonato regional do Minho.

Consolidar a recém formada escola BTTMatosinhos-ADSL , escola de ciclismo vocacionada para a vertente do BTT de competição e ocupação de tempos livres (OTL) para todos os jovens entre as idades dos 7 aos 14 anos dando seguimento à política iniciada no passado privilegiando em especial a formação e acompanhamento dos atletas dos escalões mais jovens.


Clube BTT Matosinhos

A Direcção






b t t

Continuaremos a privilegiar a realização e participação em passeios de BTT, através de organizações próprias do Clube, em especial centradas no concelho de Matosinhos.


1. Passeios Anuais do Clube


- Caminhos de Santiago 1 a 3 Maio

- Portugal em BTT 10 a 14 Junho

- Passeio Convívio à Nascente do Leça 9 de Agosto

- Raid Foto 12 de Julho

- Dia Da Mobilidade Setembro

- Passeio de Natal 12 de Dezembro



2. Passeios Vadios

Tentaremos este ano incrementar e promover a iniciativa e participação dos sócios em passeios surgidos espontaneamente e sem organização prévia de modo a permitir maior diversificação e oferta de actividades.



3. Passeios aos Domingos


É intenção do Clube continuar a efectuar, sempre que possível, os habituais passeios aos domingos, em percursos sobretudo efectuados no nosso concelho.




4. Nocturnos

Vamos manter os habituais passeios nocturnos às 5ªs.feiras, através de percursos nas zonas urbanas de Matosinhos e Porto, alternando este ano os percursos urbanos com algumas saídas Nocturnas também por zonas rurais do nosso concelho.


5. Participação em Grandes Passeios

Incentivar a participação dos sócios individual ou colectivamente Eventos a nível nacional.




6. Outros Passeios

Divulgar, aconselhar e incentivar à participação dos sócios em passeios e eventos de outros clubes.


7. Vamos fazer equipamentos novos para os sócios





b t t – competição


O Clube BTT Matosinhos vai continuar a sua presença em alguns campeonatos da modalidade, tais como o Campeonato Nacional de BTT XCO, XCM, A.C. do Porto e da A.C. do Minho
Dado o excelente desempenho e entusiasmo com a experiência dos anos anteriores vamos continuar a dar especial atenção à participação dos atletas dos escalões jovens.


Vamos mais uma vez organizar uma prova do Campeonato Regional de XCO no nosso concelho, no dia 11 de Outubro.


b t t – formação

Actividades previstas para a escola BTTMatosinhos-ADSL :
- A ocupação de tempos livres praticando aulas de BTT e também outras modalidades sempre viradas para o ar livre (daí as siglas ADSL – Actividades Desportivas Sem Limites) para todos os jovens independentemente da sua condição física e dando-lhes a possibilidade experimentar o BTT.
- A formação e treino para os jovens que gostem da competição podendo depois avaliar o seu desempenho participando nas provas do tipo cross country que é a modalidade olímpica do BTT nos regionais do Norte do país e interfreguesias, assim como participar nos encontros nacionais das escolas de ciclismo do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo.
- Participação e envolvimento nos eventos realizados pelo clube.
- Realização e organização de provas de destreza (chamadas vulgarmente de gincanas) solicitadas pelas mais diversas entidades.




outras actividades




1. Cicloturismo


Continuarem a organizar alguns passeios na vertente de cicloturismo, designadamente:


- Circuito da Penoita
- Fátima
- Senhora da Graça


organização do clube


O Clube BTT Matosinhos continuará a manter uma preocupação acrescida relativamente à organização e segurança.


Além do site oficial do Clube, http://www.bttmatosinhos.com/ , o qual é nossa intenção remodela-lo, contaremos ainda como mais dois meios de divulgação da modalidade e de contacto do Clube com os seus associados, o blog de sócios e o blog da escola.


- Vamos continuar a angariação de novos sócios.

- Este ano a todos os sócios estarão inscritos na FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo, integrados no projecto ciclismo para todos tendo associado o respectivo seguro.

- Vamos também continuar a privilegiar o contacto e colaboração com diversas entidades municipais, como a Câmara Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia e outras.


- Continuar os contactos com os habituais patrocinadores e angariação de novos patrocinadores.

- Apresentar e divulgar o Plano de Actividades junto das entidades municipais e comunicação social.

- Divulgação do Plano de Actividades a potenciais patrocinadores.



MATOSINHOS Janeiro de 2009

1 comentário:

  1. Com esta grande planificação de actividades do clube para o ano de 2009 só espero uma grande participação de todos os associados, não só na organização dos mesmos, que é sempre preciso um ajudinha, mas também como BTTistas. Por falar nisso ..onde pára o Pacheco o Homem dos passeios de Domingo?

    Boas pedaladas

    ResponderEliminar