segunda-feira, abril 28

Portugal BTT 08, Dia 1 (ou -2)


DAY ONE (N.R. Para os menos familiarizados com a língua inglesa, Day nada tem a vêr com Gay. Esta segunda expressão será, doravante, e para evitar confusões, designada por Gayzola)

Após uma pujante noitada na Queima (não é verdade, mas fica sempre bem dar um ar jovem...), os 6 extraordinários BTTistas Matosinhenses dirigiram-se, como raios, para... a Pastelaria mais próxima.

Aviado o primeiro controlo, com elevado sucesso, demonstrado pela conversa do Presidente para com a Menina da Regueifa, corrijo, da Padaria, os Intrépidos atletas dirigem-se para Gimonde. Ficou, pela conversa pelo menos, indicado que já havia um vencedor, o nosso representante do Escalão Veterano C.C.. Para os menos conhecedores destas andanças velocipédicas, a categoria é superior a Veteranos C., visto que a medida é C.C. (Comó Car...).
Surge, inesperadamente, e à traição, a primeira subida do dia. Demonstrando a sua superioridade, o nosso Presidente opta por um trajecto inovador, dando o mote para o restante dia: “Percurso dos 5 Mecos”. Mais uma vez, para os menos conhecedores, que julgam que esse trajecto é na zona (Maia-Valongo), o verdadeiro é aqui mesmo, no Nordeste Transmontano. A esse propósito, e quando os intrépidos se encontravam “no 1º sexto do percurso”, alguém comentou, talvez por ser um pouco mais expedito nas matemáticas, “então o Presidente vai-se perder 12 vezes em todo o Trajecto” (N.R. 6 X 2 = 12).

Segue a actividade, não sem antes subirmos e descermos com fartura, quando mais um notável atleta solicita uma pilha ó parceiro, “é que a suspensão de trás não está a funcionar...”.
Mais fotografia, menos fotografia, e seguimos em direcção à Posta de Sendim. Atleta que é atleta tem que se alimentar condignamente.
Dado o condigno tratamento a tão nobre situação, os nosso intrépidos atletas lançam-se para a frente, o que, em alguns casos não quer dizer no percurso correcto.
A esse propósito, ocorre-me, um petit comentaire (fica sempre bem dar um toque de idioma estrangeiro), visto que uns determinados atletas optam por um percurso alternativo, um pouco mais vegetativo.
Pegando num dos personagens do anterior incidente, o seu provecto nome levou a que transeuntes perguntassem: “atão vocês são patrocinados pelo Bacalhau?”
Eis-nos então chegados à zona anfíbia. Aí, o atleta de nome começado por T (de Telmo, por exemplo), teve dificuldades em decidir se havia de passar em pino (e sujava o capacete extraordinário) ou a pé (em que sujava os seus extraordinários sapatos).
Passando pelo Tanque em que atletas de anos anteriores, acompanhados pelo vinho da região, tomaram um notável banho, aproxegamo-nos do destino.

Finalmente chegados, 5 raposas, 20 perdizes, 35 lebres, 46 galinácios, 75 mamutes e 12 enganos do Presidente depois (há quem diga que está avaliado por baixo).
Terminou-se o longo dia com o adequado repasto, quase à gaulês (do Asterix).
Foram entre 142 e 160 Kms (é escolher pessoal), entre 2800 e 4700m de acumulado, e entre 9h42’ e 11h.

O REDATOR
(Assinatura Ilegível)

2 comentários:

  1. rapaziada já deu pra ver que terminaram o dia 1 ainda no dia 1, não está mau,... deu para reparar na foto que o vet.c.c. levou a vet. bike do tempo dos mamutes gimondenses, e que o militar fardou-se à Leixões, isso è que è representar a terra ao mais alto nivel,(nem sei como conseguiram passar em Quintanilha "Tasca Matosinhos", os do 1º ano sabem do que estou a falar), quanto à matemática, médias, altimetrias e outros nºs, esqueçam lá isso, a malta quer è que cheguem todos muuuuuuuito empenados à Ladoeiro.........

    ResponderEliminar
  2. O meu grande bem-haja para o redactor desta bela missiva. É verdadeiramente empolgante ler cada uma das suas palavras, tão estratégicamente escolhidas, qual jogada táctica de uma batalha do século. Foi bonito major, hoops, não era para dizer.
    Um abração para todos e espero que acima de tudo se estejam a divertir.
    PS - nunca mais é quinta......

    ResponderEliminar