Saída Piscinas 9h30m
quinta-feira, dezembro 18
PASSEIO DE NATAL
Saída Piscinas 9h30m
quarta-feira, dezembro 17
TREINO EQUIPA BTT MATOSINHOS
Teremos a possibilidade de todas as terças-feiras, acompanhar a equipa do BTT MATOSINHOS No treino Semanal , que terá uma distancia a percorrer entre os 50 km e os 70km .
domingo, dezembro 14
Avaliação individual do ciclista.
Neste contexto no BTT Matosinhos já começamos a por em prática essa avaliação hoje, como podem ver nas fotos, primeiro nos atletas da equipa de XCO a partir dos cadetes e júniores, depois passaremos aos veteranos e a outros sócios que assim o desejarem.
Estes podem ser efectuados através de laboratório ou com outros equipamentos contudo mais caros. Mas os testes de campo também são válidos e neste caso recorre-se a equipamento que temos e como a meteorologia actual não favorece a saída para o campo frio e chuvoso, nada como uns simples rolos de treino e abrigados num local com música ambiente para motivar os atletas até à exaustão... :)
Deixem os vossos comentários para se combinar mais testes durante este mês que por média demoram 45 minutos por cada atleta.
Para o teste é necessário levar, equipamento de ciclista, uma muda de roupa, toalha pequena para limpar o suor, água o pulsómetro individual é facultativo e a bicicleta também, esta última serve para executar um aquecimento prévio e uma recuperação depois do teste num segundo rolo de treinos que nós disponibilizamos. Nota: é necessário também saberem a frequência cardíaca mínima que se apura logo de manhã ao acordar depois de uma noite bem descansada.
Resumindo estas avaliações são importantes para conhecermos os nossos limites e as sensações do nosso corpo, para assim fazermos o nosso desporto com consciência evitando lesões e fadigas que prejudicam a nossa saúde. Teremos assim elementos concretos para poder criar uma boa base de preparação e manutenção física saudável, ao nosso gosto e objectivos pessoais para andar de bicicleta seja em provas ou simples passeios de amigos.
Bom e isto é só a minha opinião... ;)
Um abraço.
Vítor (tools) Santos
terça-feira, dezembro 2
Neve e muita Neve
domingo, novembro 30
BTT de Matosinhos com TID...mais branco não há...
Saida Domingo 30 Novembro
Moral da estoria quando comecei andar de bike com certos elementos , fui abituado a andar de bike não olhando as condições climaticas.
Uma abraço e ate para a semana .
sábado, novembro 29
Plano de treinos para semana de 30-11
Domingo: Maia Esposende
Segunda: Volta á barragem
Terça: Descanso passivo
Quarta/Quinta: Volta circunvalação
Quinta/Sexta: Descanso passivo
Sábado: Monte (se não chover). Descanso Activo: uma volta light sempre abaixo dos 80%
É treino não passeio, quem quiser vir, vai chegar a casa empenado ...
http://spreadsheets.google.com/pub?key=p5pGsB3ldGu_4gFwktWnxeA
--
segunda-feira, novembro 24
Atenção Domingo (Todos Domingos)
junto estação do metro senhora da hora
domingo, novembro 23
Bons resultados no Triatlo BTT em Leça do Balio.
Bom... A surpresa é que o Clube BTT Matosinhos foi representado pelo Junior Pedro Martins (17 anos) e pelos Juvenis - Escola Pedro Ferraz e Jorge Rodrigues (13 anos) que conseguiram o 1º Lugar, 3º Lugar e 4º Lugar, respectivamente nas suas classes de competição deste triatlo.
Boa... :)
Duplos parabéns, pela participação e pela surpresa dos resultados... Parabéns... :)
Sem dúvida uma motivação para os jovens que participaram e também para os que estiveram a ver os colegas, para continuarem a ter vontade na prática do desporto nomeadamente no BTT. Assim espero. ;)
quarta-feira, novembro 19
Olá, domingo Gerês ?
mais ou menos 60km ...
para aproveitar o bom tempo
o que acham ?
terça-feira, novembro 18
segunda-feira, novembro 17
Desculpem
Saidas aos Domingos
Pois acontece que normalmente ao Domingo de manhã o pessoal que normalmente aparecia para dar um passeio dominical , tornaram-se em Pros, e tem vergonha de adarem com os Btts da minha classe , que gosto de passear , curtir o ambiente lentamente .
Por esse motivo fica aqui o meu pedido para aparecerem, eu estou por sempre entre as 09,00 09,30 esteija chuva ou sol não perciso do cobertor nem aquecedor .
um abraço espero que no proximo Domingo tenha mais companhia , para aqueles que tem que ir fazer o almoço para casa não se preocupem , porque chegamos cedo .
sexta-feira, novembro 14
Nocturno
Abraços
Telmo Lopes
VADIO DIA 16 DE NOVEMBRO
Se houver falta de transporte é favor ligar para mim - 968515148
Telmo Lopes
Novas actualizações
Quem quiser ir lá ter, vamos começar na Rua Vasco da Gama, mais conhecida por Nacional 15. Quem vem do lado de Ermesinde em direcção ao Alto de Valongo, encontra a rotundo onde estão umas bombas de gasolina. Nessa rotunda saí na 1ª Saída. desce a Rua Vasco da Gama e encontra outra rotunda. Saí na 1ª saída. Após sensivelmente 100 metros encontra-se um café do lado direito. Esse é o local de partida.
quarta-feira, novembro 12
Maratona Invernal BTT (Guarda)
Boas pedaladas
Telmo Lopes
Estou inscrito como Telamo Lopes - Equipa da Palegessos BTT Racing Team
segunda-feira, novembro 10
BMX em Portugal
Espectacular video (ver link no fim deste post) reportagem sobre a actualidade do BMX em Portugal tendo como cenário a recente inaugurada pista de Castelo Branco. Este excelente trabalho de reportagem aproveita a realização da 8ª e 9ª prova da Taça de Portugal de BMX organizadas pela Associação de Ciclismo da Beira Interior no dia 14 de Setembro, com explicação da história da modalidade actualmente com importância Olímpica e com detalhes das diversas competições nas classes existentes de pilotos. Mostra ainda uma descrição detalhada da pista a cargo do piloto veterano Manuel Mendes, assim como entrevistas interessantes com os pilotos, onde destaco o entrevistado André Duarte da classe dos mais novos (iniciados). Este trabalho é ainda composto com entrevistas e opiniões das várias entidades envolvidas nesta competição em Castelo Branco e na construção da pista, nomeadamente Luis Dias da A.C. Beira Interior, Delmino Pereira da FPC, Joaquim Mourão Presidente da C.M. de Castelo Branco e de Joaquim Neto Presidente da A.R. Bairro de Valongo, demonstrando este último uma grande humildade em ajudar os jovens com a sincera oferta desta pista para eles. Um exemplo realmente a seguir por outras cidades.
Link para a página do video:
http://rd3.videos.sapo.pt/ID7M0N1v2cQ3YyHqDg6r/
terça-feira, novembro 4
VADIO DIA 9 de NOVEMBRO
sábado, novembro 1
Bunny Up (salto de coelho)
Contrariamente ao pensamento de alguns pais zelosos que proíbem os cavalinhos, as éguas, os drops que os filhos gostam de fazer e não os deixam com a razão de que estragam o material e podem cair e aleijarem-se, na escola de BTT incentivam-se os jovens a aperfeiçoar a destreza na bicicleta, pois é nestas idades que tem de aprender o domínio em todas as manobras e experimentar. O cair e até partir algum material faz parte da aprendizagem, para quando adultos andarem com segurança numa BTT. É preferivel o jovem ter uma bicicleta mais barata sem travões de disco nem suspensões onde ele possa dar liberdade à sua creatividade em pequenas manobras do que o equipar com todo o equipamento do mais sotisficado e caro e depois estar sempre a repreende-lo por andar aos saltos. Assim futuramente será um adulto atadinho a andar de BTT e provávelmente quando se vir numa situação mais complicada poderá sair dela com mazelas numa queda feia.
Nas provas de cross-country a técnica é fundamental para ganhar tempo e poupar energias, esta é a lição que tentamos transmitir sempre aos jovens da escola e hoje no monte de S.Brás foi mais um treino de técnica a aperfeiçoar o Bunny Up (salto de coelho) sem os pés presos nos pedais e ultrapassar drops em velocidade, neste último com um obstáculo bem imaginado e construído pelos próprios jovens.
Para verem as restantes fotos deste dia e outras mais podem clicar AQUI.
Por último aproveito este post para dar conhecimento que foi combinado fazer todas as quartas-feiras um treino para a escola de BTT, ao fim do dia com início às 18h30m na escola Secundária de Padrão da Légua. Assim quem quiser experimentar ou entrar em contacto connosco para saber mais informação sobre a escola de BTT, nesse dia pode aproveitar.
Amanhã dia 2 de Novembro, será a última prova deste ano para os nossos jovens e não só, em Arcos de Valdevez. Depois é altura de fazer "reset" na carga aplicada ao nosso corpo, fazer uma preparação de início de época, arrumar a casa (equipa), com contratações de alto nível, ;) fazer exames médicos e inscrições na FPC. ;)
V.Santos
sexta-feira, outubro 31
VOLTA DA FRANCESINHA
Telmo Lopes
domingo, outubro 26
5 Raid BTT de Sobrado
sexta-feira, outubro 24
Pulsómetro Polar AXN500
Aqui está o link para ver as características:
http://www.fitnessboutique.pt/relogio_cardio_e_outro/outdoor_gps/Polar-AXN-500/prod-POL90023747.html#
Avisem se souberem de alguma coisa!!!
Abraço,
Hugo Salvato
Sábado dia 25 (escola de BTT).
sexta-feira, outubro 17
VADIO - DOMINGO DIA 19/10
Aguardo por vós.
TELMO LOPES
sexta-feira, outubro 10
Domingo dia 12 - Escola BTT
Quem quiser pode acompanhar basta combinar, vejam os nossos contactos AQUI.
Aproveito este "post" também para mostrar na imagem a seguir nota de imprensa que saiu no Jornal de Matosinhos.
Um abraço
E bom fds com muita pedalada, ;)
segunda-feira, outubro 6
Escola de BTTMatosinhos-ADSL.
Neste contexto e a exemplo da equipa de competição foi criada outra secção com o nome de “Escola de BTTMatosinhos-ADSL”, dentro do Clube.
O objectivo é continuar a motivar a prática desportiva nos jovens da Escola de BTT-ADSL agora inseridos no Clube de BTTMatosinhos e nos outros futuros que queiram inscrever-se nesta nova escola e iniciar-se no BTT.
As actividades previstas a realizar continuam a ser:
- A ocupação de tempos livres praticando aulas de BTT e também outras modalidades sempre viradas para o ar livre (daí as siglas ADSL – Actividades Desportivas Sem Limites) para todos os jovens independentemente da sua condição física e com possibilidade de alugar equipamento para experimentar o BTT.
- A formação e treino para os jovens que gostem da competição podendo depois avaliar o seu desempenho participando nas provas do tipo cross country que é a modalidade olímpica do BTT nos regionais do Norte do país e interfreguesias, assim como participar nos encontros nacionais das escolas de ciclismo do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo.
- Participação e envolvimento nos eventos realizados pelo clube.
- Por último a continuação da realização e organização de provas de destreza (chamadas vulgarmente de gincanas) solicitadas pelas mais diversas entidades.
Aqui estão alguns dos jovens que actualmente frequentam a escola, num passeio livre o mês passado em Valongo, com o mais novo neste grupo a ultrapassar todas as dificuldades destes trilhos apenas com oito anos.
Trilhos estes bonitos e de alguma dificuldade mas ultrapassados com muita destreza pelos petizes que muitos adultos se envergonhariam se os tentassem acompanhar ... ;)
Um momento de descontracção e convívio para tirar uma fotografia...
E mais outra dificuldade no percurso que os jovens entenderam arranjar no local o desafio entre eles de tentar subir sem desmontar da bicicleta.
É assim um dos exemplos da vida de uma escola de BTT ... ;)
terça-feira, setembro 30
Ser ou não federado? Competição ou lazer?
E o que é que isso interessa dirão a maioria dos praticantes, não gostamos de estar federados e para quê?
Talvez seja mais cómoda a situação e até concordo que optem e tenham as suas razões para não estarem inscritos na FPC. Mas à volta desta situação acho que ainda existe um certo tabu o ser federado, "porque isso é para os prós" dizem... Nada mais errada esta ideia, qualquer um pode estar inscrito e tem vantagens com essa situação.
Contudo não vou escrever sobre essas vantagens de interesse individual, mas sim o que na minha opinião, o geral e neste caso o BTT de Portugal pode ganhar ou evoluir.
Ou seja, todos nós que gostamos de BTT, de certeza que gostariamos de ver equipas de selecção Portuguesas a competir nuns jogos olímpicos por exemplo, e também gostariamos de ver mais BTT nos orgãos informativos de desporto... Mas para isso é necessário haver "aficion" pelo BTT é necessário conhecer os herois que correm nestes nossos trilhos. E porque não correr ao lado deles e mesmo incentivando-os chamando-os pelos nomes? Para este último caso basta participar nas provas ou levar a família para os conhecer e quiçá até inscrever o filho ou filha na FPC, só assim o BTT poderá ter mais expressão oficial que é a que interessa para justificar verbas de dinheiro dos contribuintes a ser investidas neste desporto... E ainda mais importante, quantos mais jovens inscritos aumenta a probalidade de mais adeptos e podem surgir também bom atletas que sentindo-se bem no BTT, continuem e representem uma selecção se forem devidamente apoiados, conseguindo angariar pontos para a nação e atinjam todos uma soma de valores obrigatórios para termos uma representação olímpica daqui a quatro anos. É preciso sermos muitos porque um só não basta para somar os muitos pontos exigidos e elevar o nosso ranking mundial.
Resumindo o BTT para evoluir necessita de referências, de ídolos desportivos conhecidos por todos... Há um ano atrás correu no nosso concelho numa prova do regional do Porto como cadete um miúdo, para mim é já uma referência a nível nacional e até internacional. O projecto com que ele sonha cativa qualquer um e faz sonhar quem goste de BTT, contudo fica um amargo de boca sabendo que sozinho por muito bom que seja, por muitas provas que ganhe no mundo, sozinho sem mais atletas portugueses que o acompanhem este jovem extraordinário nunca conseguirá representar Portugal em 2012 nos jogos olímpicos em Londres...
Penso que com isto consigo transmitir a importância que todos nós devemos dar ao facto de ser ou não ser federado, de participar de forma activa ou simplesmente ver as provas, ou de inscrever ou não os nossos filhos na FPC (se eles gostarem claro).
Assim neste âmbito mostro a seguir a foto-reportagem de Ricardo Marinheiro, para mim um grande ídolo do BTT Português. Um jovem de 16 anos campeão nacional de XCO, vencedor da taça de Portugal de XCO, vice campeão do open de Espanha... Merece ser reconhecido, como também todos os seus adversários desportivos que ele muito respeita, porque sabe que precisa deles para um sonho dele mas que devia ser de todos nós que gostamos de BTT.
sábado, setembro 27
sexta-feira, setembro 26
VADIOS
esta semana o convite é para Valongo Sábado 27-9 ponto encontro Pão Com Manteiga 8 horas saida de bicla
segunda-feira, setembro 8
BTT nas Vindimas - 20 de Setembro de 2008
Passeio com inicio em Sabrosa e chegada ao Pinhão
Inscrição (seguro, banhos, reforço alimentar e transporte do Pinhão a Sabrosa) – sócios gratuito, não sócios 8 €
Transporte de Camioneta – Partida da Sª da Hora 7h – regresso à Srª da Hora +-19h custo previsto 20€
Começo em frente C.M .Sabrosa
Secretariado 9h Saída 9:15h chegada prevista 13h
Passeio de BTT guiado de nível técnico e físico médio, arranque de Sabrosa com parte inicial a subir para o alto de S.Domingos,( reforço alimentar), a partir daqui são trilhos quase sempre a descer pelo meio das vinhas até ao Pinhão, regresso a Sabrosa em camioneta, banhos, e almoço facultativo em Sabrosa custo previsto almoço 12 a 15€, após almoço regresso à Srª da Hora.
Inscrições até dia 18 Set. por e-mail para geral@bttmatosinhos.com , com seguintes dados: Nome Data nasc. Nº B.I. Sócio (sim/não)
Transporte Sr.Hora –Sabrosa (sim/não)
Almoço (sim/não)
segunda-feira, setembro 1
Retirada Estratégica
Mas já tenho substituto á maneira... ver vídeo e toca a combinar uma voltinhas.
http://www.youtube.com/watch?v=R5uqsetNHFA
sábado, agosto 2
Uma experiencia em BMX.
O Fininho quis experimentar uma BMX. Por coincidência está de passagem por Leça de Balio o amigo Miguel Azevedo, um simpático rider de S. João da Madeira bem experiente em competição de BMX que nos acompanhou e que sacou umas manobras para a malta ver e curtir na pista do Monte de S. Brás. Além das manobras ainda fizemos umas voltas em puro race entre todos... Deu para cansar mais foi uma bué de curte... :D
Clicar na imagem para ver mais fotos.
Fica aqui também a mensagem do meu grande desejo de que o concelho de Matosinhos bem que podia ter uma pista de race para BMX, os nossos jovens bem que merecem...
quarta-feira, julho 23
3º Convivio Familiar BTT (Nascente do rio Leça)
Como já é hábito após o lauto almoço, incursão ao jeito de exploração às cascatas do Leça, registo para mais uma crónica escorregadela (num sitio onde este vosso amigo também já "provou" o sabor da terra) desta vez da D. Cristina, esposa do nosso Presidente que ficou "aflitissimo" ao ver a esposa a deslizar pela descida mas felizmente sem gravidade. Seguiu-se a habitual banhoca nas águas frescas e limpídas que apenas naquela zona assim se encontra pois que de Alfena para baixo é só poluição. Regresso ao acampamento para um lanche bem regado e com mais uma dose de churrasco à gaúcho. Foi uma iniciativa com uma excelente adesão, muito bom ambiente e lugar primorosamente escolhido a resultar num fim de semana extremamente agradável. A quem nunca teve ocasião de participar neste convivio não perca para o ano a oportunidade pois verá que vale a pena.
Saudações betetistas
terça-feira, maio 20
III Raide Foto Matosinhos os Becos.
Nota de imprensa no regional "Jornal de Matosinhos".
Rescaldo, galeria de imagens, classificações ver em: www.bttmatosinhos.com
--------------xxx-------------
Trak de GPS do percurso do III RAIDE FOTO "Os Becos"
Descarregar AQUI.
Trak de gps de LIGAÇÃO feira de Santana - Matosinhos Sport
Descarregar AQUI.
Aconselhamos a deixarem os carros na feira de Santana e a utilizar a bicicleta para fazerem a deslocação para o local de partida do raide foto, utilizando este percurso de gps para ajudar na deslocação rápida que em ritmo lento demora 30 minutos.
Organização: BTT Matosinhos
Raide, realizado por equipas ou a solo em autonomia, guiadas por trak de GPS. O objectivo é fotografar pontos de referência que servem de prova de passagem, pelos locais.
Dificuldade: média/alta. Necessário GPS e máquina fotográfica digital.
Quilometragem: 45 km (a confirmar)
Local: Partidas às 8h00 na Matosinhos Sport (complexo desportivo). Chegada Mosteiro de Leça do Balio, parque das Varas.
Inscrições: (possibilidade de serem gratuitas, a confirmar mais tarde) obrigatórias até ao dia 24 de Julho 2008.
Contactos: http://www.bttmatosinhos.com/
Tlm:966552038.
E-mail: geral@bttmatosinhos.com
Nome do Evento: III Raide Foto Matosinhos os Becos
Vamos lá pessoal deem uma ajuda na divulgação deste evento digam aos vossos amigos para marcar na agenda deles a sua participação...
Foi criado um tópico no Forum BTT, que a exemplo do ano passado vai servir de forum do evento, participem nele para fomentar a divulgação, aqui vai o link para lerem e participar:
"Raide em que o objectivo é encontrar pontos através de um percurso marcado por GPS, fotografar esses pontos que servem de prova de passagem dos participantes, no final é atribuido um tempo que serve de classificação.
É o terceiro raide foto que organizamos, este vai desenrolar-se novamente no concelho de Matosinhos.
O conceito é como nos anteriores. O regulamento vai ser parecido como o anterior, havendo futuras modificações na atribuição das classificações.
Para já está prevista a partida ser efectuada perto do complexo desportivo do Leixões (Matosinhos-Sport) e chegada do percurso no Parque das Varas - Mosteiro de Leça do Balio.
Prometemos emoção e divertimento novamente, por um percurso misto que pode ter pouca terra, mas muito divertido com forte componente cultural, que por coincidência vai ter como nos anteriores uma passagem por um túnel e com o nome de "os becos" por atravessar alguns bem antigos e travessas estreitas...
O ano passado foi assim: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,23061.0.html
"
segunda-feira, maio 12
Alvorada às 07h30, após o pequeno almoço e restantes preparativos fizemos pose para a foto da praxe, arrancamos e 200 metros abaixo, já estávamos no trilho errado! diz o tesouras Rui, só errei em 10 metros! enfim desculpas!.
Fizemos a descida da calçada num ápice, daí que tivemos de esperar montes de tempo pelo elemento (Pa) que é (checo) que saiu de Matosinhos já com o travão de trás avariado (ele afirma que não).
Encosta acima em direcção à serra de São Mamede, até que nos deparamos com a Maratona de Portalegre, após esse ajuntamento surge um comentário, nunca vi o presidente tão mal classificado na maratona de Portalegre (ele ia para cima dos 3000 na classificação).
Já que ali estávamos aproveitamos e fizemos o nosso reforço alimentar em alegre convívio com a malta da maratona.
Mais à frente, descida acidentada com calhaus à mistura, aparece um furo na Julia do Beeeeerto,
Comentário; temos de arranjar mais furos para o Campos acalmar ele anda muito estressado.
Começamos a entrar em terrenos mais planos e começam a aparecer as primeiras herdades alentejanas, abre cancela! fecha cancela! foi o início de uma série de repetições constantes, uns aproveitavam para tirar umas fotos outros para descansar.
Até que chegamos ao almoço tão desejado, eram sandes de presunto, sandes mistas, mas, rapidamente esgotaram as carcassas (comentário, parecem gafanhotos onde passam limpam tudo) aliás como sempre acontece com esta malta.
Durante o almoço alguém falou num badalo de grandes dimensões, o badalo pequeno ficou logo todo excitado e não descansou em quanto não convenceu o seu dono a arranjar-lhe companhia para a restantes jornadas.
È bom que se diga que esta travessia teve duas fases distintas, o antes e o depois do badalo grande, (até as barbas do Carlos Pedro cresciam só de ouvir o badalo grande).
Na aproximação da quinta de Santo António ainda tivemos uma fuga que deixou de o ser por falta de motivação do fugitivo (Telmo).
Chegada a Elvas, lavagem de biclas no elefante azul.
Após o jantar, passeio da praxe desta vez no castelo de Elvas, obviamente com Badajoz à vista.
Campos
terça-feira, maio 6
BTT TRAVESSIA 08
9ª etapa
Após uma noite pouco descansada (roncos,testes quimicos com largada de gases altamente voláteis, e alguns elementos com etanol de dificil evaporação) em camaratas a lembrar tempos da tropa, lá despertamos com a "melodiosa" voz do nosso amigo Pacheco em cuecas modelo Tarzan Taborda, a lembrar alvoradas dolorosas. Caras lavadas e pequeno almoço tomado, lá nos mandamos para a que viria a ser uma etapa algo trepadora, pois pese embora a curta distância causava respeito o trilho a percorrer. Inicio da etapa por volta das 8.30 com os portadores de GPS a tomarem a dianteira, ainda com a imagem da queda do nosso Liberal Light a assombrar algumas mentes lá começamos a dar ao pedal. Com o calor a apertar e após cerca de 30 km, aportamos em Póvoa e Meadas num restaurante para retemperar forças, depois de umas entradinhas lá nos atiramos para um ensopado de borrego cinco estrelas, acompanhado desta vez de branco,branco,branco...desta vez fresco e branco mas maduro e "conventual" diga-se que por esta altura o Paulo Maratonas já se encontrava perto do Marvão, decidiu meter prego a fundo e desaparecer... findo o reforço voltamos ao prazer...pedalar ao sol e trepar montes acima e abaixo, andamento mais rápido de uns e mais lento de outros com os efeitos de vir sentados nos selins tantos kms a começar a fazerem-se sentir ..principalmente para os heróis que tinham iniciado esta travessia em Bragança...já não havia para estes "halibut"que os aliviasse. Ao chegar a Castelo de Vide tinhamos uma calçada medieval a nossa espera sempre a subir e a terminar nuns degraus para pôr á prova as pernas do pessoal...pequena paragem para reforço, logo de seguida e após alguns Kms alcançamos a Serra da Urra que se revelou um teste aos trepadores a antecipar a chegada ao Marvão que para não variar se alcançava por uma subida em trilho medieval , antecipado por um single track também a subir que poucos conseguiram ultrapassar montados...diga-se que o final da subida se fazia por uns degraus que se revelaram intransponíveis...só mesmo à mão e mesmo assim com dificuldade...perante este exercicio houve uns meliantes que decidiram "enganar-se" e efectuar a subida por alcatrão...o nosso presidente assim o fez ...é que o GPS do mesmo é dos caros e por vezes "improvisa" trilhos para poupar pilhas não do aparelho mas do utilizador. Acomodados, lavados e jantados...ensopados de cabrito...febras de porco preto...carne á alentejana..tudo regado com tinto e branco,branco,branco..verde!!não branco...e também com a sempre presente bebida isotónica do presidente a Sagres "0"...demos volta ás muralhas e término da jornada pois que o descanso era necessário para no dia seguinte sairmos do Marvão e começarmos a entrar nas longas planícies alentejanas.
Nota: D. Afonso Henriques conquistou Marvão aos Mouros entre 1160 e 1166....imagino os gajos a trepar lá acima ....é que nessa altura não havia Sagres mini para refrescar...chiça!!!
segunda-feira, maio 5
Portugal BTT 08. Dia 4
A espectativa de almoço era elevada, mas, fomos defraudados com fiambre de vitela e bolinhas de cenoura regado com o especialissimo da casa branco, branco, branco, verde não... branco.
Depois dos ajustes finais, lá arrancamos, para a super especial de 63km´s que nos ia levar de Ladoeiro à camarata de V.V.Rodão.
Com a entrada do novo grupo cheio de energia, elevamos bastante a média (cervejas, panaches, e $%&%# cerveja sem alcool c/ compal de pessêgo)
Pena a chegada acidentada ao destino, ou seja: a 2Km´s do termino, o Srº Liberal Light teve um encontro com o solo que o abrigou a visitar o hospital, e com muita pena do restante grupo teve que regressar a casa mais cedo.
Se bem que nada de muito grave apesar da aparatosa queda
Rápidas melhoras ! ...
Porque tinhamos nocturno pedestre marcado até à Portucel/Apiadeiro, o jantar foi celere.
Na volta, ainda havia que subir para o 2º andar dos beliches !
Tarefa minimizado pela sinfonia misto Tone Carreira(mp2 Moisés) e festival de gaseofónico.
Houve quem acorda-se de manhã no corredor (P.Maratonas)
Pedimos desculpa pelo atraso, mas no dia não houve condições ambientais para esta pequena resenha.
--
R de tesoureiro
quinta-feira, maio 1
Portugal BTT 08. Dia 3
Grupo coeso, acompanhado de atleta internacional (de origem portuguêsa, radicado na Bélgica), que se apresentou com bicicleta totalmente rigida e, tendo 56 anos, aumentou o amadurecimento do pelotão, tendo os miudos comportado com mais respeito.
A etapa foi marcado por duas fases: antes e depois do arroz de marisco.
Na primeira, ao fim de 15 km e na aldeia de Foios, foi imposta uma paragem provocada pelas sandes de presunto, para a satisfação dos desejos do Pascoal (bacalhau).
Enfrentamos a Serra da Malcata com mais energia, onde os dotes técnicos dos participantes foram revelados.
Tendo esta serra nos presenteado com a passagem de uma vara de 4 javalis adultos e respectivos filhotes.
Rapidamente nos aproximamos da aldeia, mais portuguêsa de portugal: Monsanto, onde, fomos surpreendidos com um exelente arroz de marisco
Iiniciando-se a segunda fase da etapa, com uma descida radical, onde nem todos tinham as mesmas armas.
Tendo eu M/Presidente varias avarias nos acessórios da bicicleta e também no esqueleto.
Após estes obstaculos, deu-se inicio a um passeio de grupo, só alterado, pelo arranques causados do stressado do P/Maratonas.
Tendo por diversas vezes assustado, os animais que nos ladeavam durante o percurso.
A 2 Km do Hotel, encontramos o caminho vedado por arame farpado.
Requesitado os serviços do exército, que decidiram a escalada em poses acrobaticas do arame farpado, para transposição do obstaculo.
Os civis presentes não tendo a forma fisica tão apurada, deciram afastar os arames e rastejar pelo meio.
Sendo assim atingido o fim da etapa e o primeiro objectivo concluido, e o festejos num lauto jantar de secretos de porco.
Concluidos 370km e 7300m de acumulado em três dias, deixo aqui o meu agradecimento pela companhia e camaradagem mostrada durante todo o percurso.
terça-feira, abril 29
Portugal BTT 08. Dia 2 (ou -1)
O dia começou, mais uma vez, bem cedo e como o costume: pequeno-almoço, preparar bikes e foto da praxe, frente à residencial Fatibel.
Ainda nem 100 metros a pedalar e já estavam os GPS a receber informações trocadas... uns para cada lado... Cá entre nós não há que enganar, pois o caminho segue a única subida, quem sai da Fatibel. Mas ainda havia esperanças que este ano existisse mudança do percurso!
Ainda não estavam alcançados os 100 metros de acumulado e já o pelotão havia anulado duas fugas. Se na 1ª etapa cada um tinha pedalado como podia, hoje a “corrida” foi muito táctica. Muitas foram as fugas anuladas, mais atrás do que à frente...
Chegados ao primeiro cume, o segundo engano e o primeiro perdido: “A quem se perde é proibido fazer briefings, e tár queto no mesmo sitio, atrai cães e dos grandes”.
Reagrupado o pelotão rumamos em direcção à Ponte Medieval Antes de Barca de Alva.
Para quem conhece, é um dos sítios mais bonitos da travessia.
Este ano, dois dos BTTistas fizeram a descida sem desmontar!
Para os que não conhecem, recomendo para o próximo ano esta etapa (e a anterior)!
Chegados a Barca d’Alva fizemos o primeiro “abastecimento” (entenda-se abastecimento=troca por uma bicicleta “light”).
Como diria o Marco Chagas, foi claramente uma má estratégia a troca de bicicleta apenas no segundo dia!
Mas isso fez-se notar claramente no rendimento, o que obrigou o pelotão a andamentos acima das suas possibilidades...
Depois dos quase 20km, sempre a subir, e antes da derradeira subida até Castelo Rodrigo, houve quem fizesse acordo com os adversários para chegar em primeiro e quem se desculpasse com a falta de GPS para “atalhar” caminho!
Depois do almoço, a sandes, houve quem envergasse a amarela (neste caso não era a camisola, mas sim um impermeável pois estava mesmo um frio de rachar).
Mas nem isso diminui as forças ao pessoal.
Se da parte da manhã o média tinha sido baixa, à tarde desde Vilar Formoso até Rebolosa rolou-se próximo dos 30km/h.
“Há cá dias”, como diria o Chalana!
Com a falta de sandes de presunto, as barras energéticas depressa esgotaram e consequentemente os primeiros empenanços fizeram-se sentir (tal era o andamento).
As paragens para “mudar as águas às azeitonas” dispararam. (as estatísticas da etapa estarão disponíveis a partir de 1 de Maio).
A chegada ao Pelicano fez-se ao “sprint” e só mesmo o photofinish poderá apurar o vencedor da 2ª etapa.
O impermeável amarelo mantêm-se “intacto” pois há previsão de chuva para o dia de amanhã.
O redator
Assinatura ilegível
P.S.
Ao fim da 2ª etapa houve quem (por acaso o nome começa com um P de Maratonas!), jantasse sentado numa almofada.
segunda-feira, abril 28
Portugal BTT 08, Dia 1 (ou -2)
Após uma pujante noitada na Queima (não é verdade, mas fica sempre bem dar um ar jovem...), os 6 extraordinários BTTistas Matosinhenses dirigiram-se, como raios, para... a Pastelaria mais próxima.
Aviado o primeiro controlo, com elevado sucesso, demonstrado pela conversa do Presidente para com a Menina da Regueifa, corrijo, da Padaria, os Intrépidos atletas dirigem-se para Gimonde. Ficou, pela conversa pelo menos, indicado que já havia um vencedor, o nosso representante do Escalão Veterano C.C.. Para os menos conhecedores destas andanças velocipédicas, a categoria é superior a Veteranos C., visto que a medida é C.C. (Comó Car...).
Surge, inesperadamente, e à traição, a primeira subida do dia. Demonstrando a sua superioridade, o nosso Presidente opta por um trajecto inovador, dando o mote para o restante dia: “Percurso dos 5 Mecos”. Mais uma vez, para os menos conhecedores, que julgam que esse trajecto é na zona (Maia-Valongo), o verdadeiro é aqui mesmo, no Nordeste Transmontano. A esse propósito, e quando os intrépidos se encontravam “no 1º sexto do percurso”, alguém comentou, talvez por ser um pouco mais expedito nas matemáticas, “então o Presidente vai-se perder 12 vezes em todo o Trajecto” (N.R. 6 X 2 = 12).
Segue a actividade, não sem antes subirmos e descermos com fartura, quando mais um notável atleta solicita uma pilha ó parceiro, “é que a suspensão de trás não está a funcionar...”.
Mais fotografia, menos fotografia, e seguimos em direcção à Posta de Sendim. Atleta que é atleta tem que se alimentar condignamente.
Dado o condigno tratamento a tão nobre situação, os nosso intrépidos atletas lançam-se para a frente, o que, em alguns casos não quer dizer no percurso correcto.
A esse propósito, ocorre-me, um petit comentaire (fica sempre bem dar um toque de idioma estrangeiro), visto que uns determinados atletas optam por um percurso alternativo, um pouco mais vegetativo.
Pegando num dos personagens do anterior incidente, o seu provecto nome levou a que transeuntes perguntassem: “atão vocês são patrocinados pelo Bacalhau?”
Eis-nos então chegados à zona anfíbia. Aí, o atleta de nome começado por T (de Telmo, por exemplo), teve dificuldades em decidir se havia de passar em pino (e sujava o capacete extraordinário) ou a pé (em que sujava os seus extraordinários sapatos).
Passando pelo Tanque em que atletas de anos anteriores, acompanhados pelo vinho da região, tomaram um notável banho, aproxegamo-nos do destino.
Finalmente chegados, 5 raposas, 20 perdizes, 35 lebres, 46 galinácios, 75 mamutes e 12 enganos do Presidente depois (há quem diga que está avaliado por baixo).
Terminou-se o longo dia com o adequado repasto, quase à gaulês (do Asterix).
Foram entre 142 e 160 Kms (é escolher pessoal), entre 2800 e 4700m de acumulado, e entre 9h42’ e 11h.
O REDATOR
(Assinatura Ilegível)
domingo, abril 27
Portugal BTT 08: Dia 0 (ou -3)
Depois de carregadas todas as bikes e sacos, ainda sobrou espaço para o Sr. Presiente colocar a sua bicicleta de plastico, para servir de sobressalente.
A viagem foi mais rápida do que esperava e ás 19:00 já preparavamos o corpinho para o dia seguinte. Estes preparativos continuaram no restaurante Poças usando o método tradicional que vem dos anos anteriores e que o Carlos Pedro faz questão em continuar: Posta á Mirandesa.
Um conselho: a mousse á brasileira faz furor, não deixem de experimentar. Já o vinho ....
Como daqui a bocado pelas 6:30 começamos a pedalar, hoje vai ser rápido, ainda por cima a noite nao correu bem: andar a tentar comprar GPS e respectivos acessórios na net ás 4 da manha, não é a nelhor forma de preparar 140 deles e 4700 de acumulado.
quarta-feira, abril 23
Interfreguesias da Maia em BTT
terça-feira, abril 22
Travessia BTT 2008
sexta-feira, abril 11
XCO Minho em Gondar.
Este próximo Domingo (13 de Abril) a equipa de cross-country vai estar presente no campeonato do Inter-freguesias da Maia (mais informação em: http://bttmaia.wordpress.com/)
E no dia 20 de Abril a equipa de cross-country vai ao campeonato regional do Minho de XCO em Conde S. Martinho - Guimarães (mais informação em: http://www.acm.pt ), onde vai estar presente o melhor junior actual de Portugal, Ricardo Marinheiro, um jovem que prepara a sua carreira desportiva tento em vista a participação nos jogos olímpicos de 2012. Se assim acontecer será o primeiro Português a representar Portugal na modalidade de BTT. Eu cá por mim desejo-lhe a maior sorte e que a motivação nunca lhe falte. (mais informação sobre o Ricardo Marinheiro em: http://abrasar.blogs.sapo.pt/ )
Maratona Marão e Ultramaratona Serpa
Já agora depois deixem aqui um pequeno relato das vossa desventuras,
Link´s dos referidos eventos: http://www.aventuramaraoclube.com/ http://www.srp160.com/
terça-feira, abril 1
TREINO PARA O PORTUGAL BTT 2OO8
Abastece-se em V.Conde ou entaõ depois do regresso, nas roulotes…a combinar-mos…
quinta-feira, março 27
Maratona da IsabeLAMINHA
terça-feira, março 18
DH Jornada Dupla
segunda-feira, março 17
MARATONA DO CENTRO
tendo ficado a classificação ordenada pela seguite ordem
Rui biciporto 64 4.28
Paulo Ferreira 92 4h51
Telmo Lopes 140 5h13
Carlos Pedro 141 5h13
Moises Rodrigues 147 5h14
ultimo participante 229 7h35
os meus parabems á organização uma maratona com nota maxima um percurso fantastico uma assistencia excelente o Btt está de parabens
Estamos já a preparar a proxima participação do btt Matosinhos
Moises Rodrigues
quinta-feira, março 13
A VOLTA Á BARRAGEM
Gostei! Um percurso misto muito bom para treinar para os próximos desafios
Gostei também do elástico, que foi esticado vezes sem conta, tirando isso e alguns empenos
Correu muito bem, fiquei cliente e desde já deixo aqui o desafio aos sócios apareçam o treino é bom e o convívio também
terça-feira, março 11
sábado, março 8
INTERFREGUESIAS MAIA
Stª. Maria de Avioso, 9 de Março de 2008
O dia do arranque aproxima-se, máquinas oleadas, pernas treinadas, organização afinada e aqui nos aproximamos para mais um campeonato da alegria no ciclismo, o Interfreguesias da Maia em BTT.E para começar nada melhor que o percurso de Santa Maria de Avioso, que com a ajuda do pessoal da comissão de festas do Sr. da Agonia, esperamos fazer deste porreiro percurso mais uma festa.
sexta-feira, março 7
domingo, março 2
1º Duatlo Matosinhos
Tivemos a preciosa colaboração do trio Maravilha (Jorge Vieira, Pedro Rodrigues e Fernando Reis). Estiveram também a altura do evento, pedalando e abrindo caminho na frente da prova o Carlos Pedro, a fechar o Jorge Vieira e a acompanhar as atletas femininas o Fernando Reis. O clube foi representado por um atleta Pascoal que não nos deixou ficar mal, tendo obtido uma excelente classificação.
Não podia deixar de referir também a colaboração do repórter Rui Fernandes e do suplente Telmo Lopes.
A todos os intervenientes os meus agradecimentos
O Presidente
Moisés Rodrigues
sábado, março 1
Treinos da semana
Volta á barragem..com ou sem volta prévia á EN12 ...apareçam
sexta-feira, fevereiro 29
Travessia de Portugal
Está também já decidido e assumido pelos actuais Orgãos Sociais que assim que cheguemos ao Algarve no ano seguinte iniciaremos outra Travessia... recomeçando em Bragança. Permitindo, assim, mesmo a quem não tenha feito as primeiras etapas, a faze-las no futuro.
Inscreve-te nesta nossa aventura que não te irás arrepender. Podes e deves obter mais informação junto de todos nós...
Boas Pedaladas... ficamos a aguardar as vossas inscrições.
Toda a informação em http://www.bttmatosinhos.com/
quinta-feira, fevereiro 28
MARATONA COIMBRA
Boas Pedaladas
Telmo Lopes
terça-feira, fevereiro 26
1º Duatlo Matosinhos
quarta-feira, fevereiro 20
6º PASSEIO DE BTT NOS TRILHOS DO CEIREIRO
Informações: http://www.associacaobeselguense.pt/btt_6passeio/act.html
terça-feira, fevereiro 19
Inter Freguesias 2008 da Maia vai arrancar...
Toda a informação em: http://bttmaia.wordpress.com/
2º RAID BTT TRILHOS DE CAMILO!
Toda a informação e inscrições em:
http://www.crc-famalicao.com/index.php?option=com_fabrik&Itemid=46